Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

COMO ALIVIAR O INCÔMODO DA DENTIÇÃO DOS BEBÊS

GOOGLE IMAGES


Muitos bebês choram e babam quando os dentes estão rompendo. Todavia, contrariamente à crença popular, a dentição não provoca febre ou doença nos bebês. Uma dentição tardia ou precoce também não tem qualquer significado do ponto de vista médico.
Um bebê tem normalmente 20 dentes. Na maioria das vezes, os primeiros a aparecer são os dois da frente da maxila inferior, quando o bebê tem entre 5 e 10 meses de idade. Os últimos molares aparecem entre os 24 e os 30 meses.
Contudo, como cada bebê tem o seu ritmo de desenvolvimento próprio, os dentes podem romper antes ou depois daquelas idades.

Incômodos da dentição

Durante a dentição o bebê mostra com freqüência irritação. O incômodo pode levá-lo a acordar várias vezes durante a noite.
O ato de morder pode proporcionar alivio e facilita o rompimento dos dentes. Dê ao bebê uma argola de dentição ou um brinquedo macio e lavável para ele morder.
Assegure-se de que estão fora do alcance do bebe todos os objetos afiados ou pequenos, que podem ser engolidos.
Se o bebe acordar durante a noite e não voltar a adormecer com facilidade, um gole d’água pode ajudar. Não lhe dê nada para comer; a ingestão de alimentos pode transformar-se rapidamente num hábito.
Existem à venda nas farmácias produtos que se aplicam nas gengivas para aliviar o incômodo da dentição. No entanto, esse tratamento pode provocar reações alérgicas em certos bebês. Um analgésico suave aliviará a dor.
Consulte um médico se suspeitar de que certos sintomas, como FEBRE e choro excessivo, possam ser causados por algo mais grave que a dentição.
http://www.saudenoclique.com.br/como-aliviar-o-incomodo-da-denticao-dos-bebes



Primeiros dentinhos

Certamente as mamães experientes já perceberam essa incômoda situação: o nascimento dos primeiros dentinhos deixa a criança chatinha e irritada por causa do desconforto que a erupção dos dentes ocasiona. Algumas mamães ficam preocupadas e não sabem o que fazer para acalmar o bebê.
O surgimento dos dentes ocorre mais ou menos aos 6 meses de idade e os primeiros a aparecer são os incisivos centrais inferiores. Depois aparecem os incisivos centrais superiores, seguido pelos incisivos laterais inferiores. Por volta de 1 ano e meio surgem os incisivos laterais superiores. Então começa a erupção dos dentes mais posteriores como os primeiros molares, os caninos e os segundos molares.
Aos 3 anos, seu filho terá todos os dentes de leite. Ao todo, são 10 dentinhos na arcada de cima e 10 na arcada de baixo. As mamães não devem ficar preocupadas se no primeiro aniversário do seu filho nenhum dente aparecer ao mundo. É normal um atraso de até 8 meses.
Pode acontecer casos de bebês que nascem com dentes. Mas não pense que o seu filho antecipou várias fases de vida logo após sair da barriga da mãe. Não, não. Esses dentes são chamados de dentes natais. Algo normal. Os dentes que aparecem nas primeiras semanas de vida são chamados de neonatais.
Dente antes do tempo pode machucar o nenê e a mamãe - Normalmente, os dentes natais ou neonatais são os incisivos inferiores. O dente pode ser deixado caso não estiver causando qualquer dificuldade à criança. Essa dentição precoce, entretanto, pode machucar a língua do bebê e o seio da mamãe durante o aleitamento materno.
Para que isso não aconteça, o odontopediatra fará um polimento dos dentes.
Mas se o dente estiver muito mole com perigo da criança aspirá-lo, o odontopediatra então fará uma cirurgia simples para extraí-lo. A mamãe pode ficar despreocupada que outro dente nascerá no lugar do dente extraído.
Dica: mamãe, nunca tente retirar o dente do seu bebê em casa.
Os primeiros sinais de que os dentinhos estão chegando são coceira na gengiva pela pressão dos dentes, gengiva mais abaulada e esbranquiçada e aumento da salivação por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva. Todos esses sintomas deixam o sono do bebê mais agitado.
Bebê irritado com a chegada dos dentinhos - A erupção dos primeiros dentinhos geralmente ocorre no período em que a criança já senta e aumenta seu espaço para brincar. Essa época é onde o bebê leva a mão e tudo o que pega à boca, principalmente para aliviar a coceira das gengivas. As impurezas são transportadas do ambiente para o organismo do bebê podendo ocasionar estados febris, vômitos e diarréias, sintomas sempre relacionados com o aparecimento dos primeiros dentinhos.
Para aliviar a coceira gengival, ofereça ao bebê mordedores para massagear a gengiva. O alívio será maior se antes o mordedor ficar na geladeira, o frio ajuda a confortar a região.
Aos seis meses, o período de introdução de novos alimentos também se inicia. Comece aumentar a consistência dos alimentos gradualmente. Alimentos mais consistentes também ajudarão a massagear a gengiva além de estimular e ensinar a mastigação.
A mamãe pode ainda fazer uma massagem com o dedo indicador em toda gengiva, sempre com a mão bem limpa. Se a irritação for muito forte, consulte o médico que poderá receitar analgésicos e antitérmicos.
Os dentes de leite servem como guia para o posicionamento e a fixação correta da dentição permanente além de auxiliar na mastigação e no desenvolvimento da fala. Então os cuidados devem começar mesmo antes do nascimento dos primeiros dentinhos. É preciso caprichar na higiene bucal do bebê.
Nos primeiros meses de vida, os pais devem fazer uma limpeza da gengiva, bochecha e língua com uma gaze ou fralda embebida em água filtrada pelo menos três vezes ao dia. A primeira visita ao dentista que dará orientações sobre como fazer a higienização deve ser nos primeiros meses também.
Com a erupção do primeiro dente, pode-se começar a utilizar uma escova pequena, macia e com cerdas arredondadas. O cuidado com a dentição precoce do seu bebê é sinônimo de um sorriso saudável no futuro.

http://guiadobebe.uol.com.br/bb1ano/primeiros_dentinhos.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário