Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A ALIMENTAÇÃO MATERNA E O DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ


google images

* fonte:http://novotempo.com/radio/2012/04/19/a-alimentacao-materna-e-o-desenvolvimento-do-bebe/

Durante a gravidez ocorrem muitas mudanças físicas e químicas no corpo da mãe.
No período de gestação é comum surgirem sintomas como náuseas, vômitos, prisão de ventre, azia e até mesmo aversão a alguns alimentos.
De acordo com a nutricionista do Hospital Adventista Silvestre, Rosangela Cordeiro, além de eliminar os sintomas desagradáveis, a alimentação equilibrada também colabora para o crescimento, manutenção e desenvolvimento fetal.

Veja algumas dicas da nutricionista:
- Durante a gravidez é importante que a mulher ganhe de 12 até no máximo 15 kg para que não desenvolva riscos como infecção alta e diabetes gestacional.
-É importante comer várias vezes por dia em pequenas porções lembrando-se principalmente da qualidade dos alimentos, a quantidade neste momento não é tão importante. Quanto mais colorida a alimentação, maior é a validade nutricional.
-A vitamina E é muito importante para o crescimento ósseo, desenvolvimento do sistema imunológico e o desenvolvimento ocular. A vitamina E pode ser encontra em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc.) e  gérmen de trigo. Em nozes, sementes e grãos inteiros. Vegetais de folhas verdes também fornecem vitamina E.
- O acido fólico também é importante para o desenvolvimento do sistema nervoso e para a medula óssea da criança. Ele pode ser encontrado em vegetais de folhas verdes escuras, gema de ovo, feijão, frutas cítricas, vagens, fava, germe de trigo, carnes magras, peixe, suco de frutas cítricas como a laranja e o limão.
- A grávidas não devem se esquecer do ferro que é importante para o desenvolvimento das células do feto. A alimentação rica em ferro também colabora para o aumento do volume sanguíneo da mãe, evitando a anemia.  As fontes de ferro são os vegetais folhosos escuros: agrião, couve, espinafre, rúcula, salsinha (salsa). Nozes, pistache, castanhas, semente de abóbora; beterraba, gérmen de trigo e farelo de trigo;açaí;frutas secas;lentilha, grão-de-bico e feijões;melado de cana;rapadura;açúcar mascavo e demerara.
- Quem come carne deve dar preferência as carnes brancas, evitar alimentos gordurosos e o excesso de açúcar.
- Evitar a prisão de ventre ingerindo mais fibras que estão presentes nas verduras, frutas e cereais integrais.
- Beber muito líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário