Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A ALIMENTAÇÃO MATERNA E O DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ


google images

* fonte:http://novotempo.com/radio/2012/04/19/a-alimentacao-materna-e-o-desenvolvimento-do-bebe/

Durante a gravidez ocorrem muitas mudanças físicas e químicas no corpo da mãe.
No período de gestação é comum surgirem sintomas como náuseas, vômitos, prisão de ventre, azia e até mesmo aversão a alguns alimentos.
De acordo com a nutricionista do Hospital Adventista Silvestre, Rosangela Cordeiro, além de eliminar os sintomas desagradáveis, a alimentação equilibrada também colabora para o crescimento, manutenção e desenvolvimento fetal.

Veja algumas dicas da nutricionista:
- Durante a gravidez é importante que a mulher ganhe de 12 até no máximo 15 kg para que não desenvolva riscos como infecção alta e diabetes gestacional.
-É importante comer várias vezes por dia em pequenas porções lembrando-se principalmente da qualidade dos alimentos, a quantidade neste momento não é tão importante. Quanto mais colorida a alimentação, maior é a validade nutricional.
-A vitamina E é muito importante para o crescimento ósseo, desenvolvimento do sistema imunológico e o desenvolvimento ocular. A vitamina E pode ser encontra em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc.) e  gérmen de trigo. Em nozes, sementes e grãos inteiros. Vegetais de folhas verdes também fornecem vitamina E.
- O acido fólico também é importante para o desenvolvimento do sistema nervoso e para a medula óssea da criança. Ele pode ser encontrado em vegetais de folhas verdes escuras, gema de ovo, feijão, frutas cítricas, vagens, fava, germe de trigo, carnes magras, peixe, suco de frutas cítricas como a laranja e o limão.
- A grávidas não devem se esquecer do ferro que é importante para o desenvolvimento das células do feto. A alimentação rica em ferro também colabora para o aumento do volume sanguíneo da mãe, evitando a anemia.  As fontes de ferro são os vegetais folhosos escuros: agrião, couve, espinafre, rúcula, salsinha (salsa). Nozes, pistache, castanhas, semente de abóbora; beterraba, gérmen de trigo e farelo de trigo;açaí;frutas secas;lentilha, grão-de-bico e feijões;melado de cana;rapadura;açúcar mascavo e demerara.
- Quem come carne deve dar preferência as carnes brancas, evitar alimentos gordurosos e o excesso de açúcar.
- Evitar a prisão de ventre ingerindo mais fibras que estão presentes nas verduras, frutas e cereais integrais.
- Beber muito líquido.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

QUANDO A BOCA CALA... O CORPO GRITA!!!

AUTOR: Nelson Torres

Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico.
Descrição: Descrição: http://api.ning.com:80/files/YRdstw8DFJ15keR63nBucuEG8IKZ*zN*z5ErY0Zv2kh7Hc5*ik9TgKYvGU20OirxcUH6Fcmvb8g4CX0SFHbwOUOao71Izmg7/Quandoabocacalaocorpofala.jpg?width=420 
A enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a “criança interna” tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.
O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver.
E as dores caladas? Como falam em nosso corpo?
A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção.
O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos, existem semáforos chamados Amigos, luzes de precaução chamadas Família, e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão, um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado , abundante combustível chamado Paciência.
Mas principalmente um maravilhoso Condutor chamado DEUS.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

COMO TEM SIDO SEU SONO? DICAS PARA DORMIR MELHOR

google images
* fonte: http://novotempo.com/radio/2012/04/10/conheca-os-alimentos-do-sono/

Como vai seu sono? Tem acordado com muito bom humor e disposição? Sabia que a alimentação contribui para uma boa noite de repouso? De acordo com o nutricionista Ricardo Vargas,  para se ter uma boa noite de sono além de cuidar da alimentação é necessário reavaliar o estilo de vida.
 

Conheça os alimentos do sono e veja algumas dicas para uma boa noite de descanso:
 
  • A alimentação no período noturno deve ser leve. A última refeição deve ser no horário mais próximo do pôr-do-sol. Não deixe para fazer sua refeição momentos antes de ir dormir.  Como o metabolismo desacelera ao longo do dia, a digestão no período noturno se torna lenta.
  • Durante a noite ingira alimentos pobres em proteínas, pois enquanto dormimos não temos uma demanda de proteínas para a  construção de músculo. Procure também ingerir uma alimentação rica em fibras, pois a serotonina, um hormônio considerado do bem estar, é produzido nas horas antes da meia noite. Uma alimentação rica em alimentos refinados compromete a produção de serotonina em quantidade suficiente. 
  • A serotonina é produzida através de um aminoácido chamado triptofano. Procure ingerir, principalmente no fim do dia, alimentos como castanha de caju, castanha-do- Pará, avelã, arroz integral e espinafre. 
 
  • Desligue a televisão antes do horário de dormir. Os fótons luminosos que são emitidos pela televisão podem destruir uma substância que vai se acumulando desde o horário do pôr- do- sol que é a melatonina. Se a melatonina for destruída, dificilmente você vai sentir o sono  necessário para ir para a cama. É preciso que a melatonina esteja em altas concentrações para que você deite, durma e tenha um sono reparador.
  • A prática de atividade física durante o dia aumenta as chances de uma boa noite de sono. Durante o exercício você libera hormônios importantes como a endorfina, que além de melhorar o estado do humor, também relaxa a musculatura e contribui para um sono reparador no período noturno.

  • Lembre-se do ditado antigo que dizia que nossas avós iam dormir no mesmo horário que as galinhas e acordavam junto com o galo, ou seja, eles dormiam muito cedo e também acordavam cedo.
  • Quando você não dorme bem, aumentam os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Você precisa do cortisol e não vive sem ele, mas níveis elevados na corrente sanguínea favorecem uma vida mais estressante e o aparecimento da depressão. O excesso de cortisol também deprime o sistema imunológico e pode favorecer o aparecimento de doenças como câncer, diabetes, obesidade, doenças relacionadas ao sistema cardiorrespiratório entre outras.
  • Deus deixou a noite para que os homens descansassem e o sábado como dia de repouso. A ciência  já chegou à conclusão de que em todo o sábado o organismo se regenera de toda uma semana de vida e se prepara para uma nova semana.