Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O QUE É PROTEINA DE SOJA TEXTURIZADA? (PVT)

 
Muitas pessoas gostariam de abandonar a carne, mas não sabem muito bem como substituí-la. Uma das formas é o uso da carne vegetal. Essa carne não contém nenhum elemento de origem animal, por isso é indicada para dietas vegetarianas e até veganas.

Um das carnes vegetais mais conhecidas é o PVT/PTS.


[proteina.jpg]
O que é PVT (proteína vegetal texturizada)/PTS(proteína texturizada de soja)?
É a chamada carne de soja.. É a farinha de soja desengordurada, submetida a extrusão para que adquira o formato de pedaços (grossa), flocos (fina ou "moída"), tiras ("iscas") ou até mesmo bife de soja, podendo ser ou não adicionada de corante caramelo.

Qual seu valor nutricional?
A PTS está situada, na pirâmide alimentar*, no grupo das carnes, ovos e feijões. Portanto, é um alimento construtor, fonte de proteínas, assim como castanhas e sementes. Cada 100g da PTS DESIDRATADA (lembre que ao hidratar e retirar o excesso de água, seu peso triplica) contém 300Kcal, cerca de 20% de proteína e 6% de carboidratos, sendo praticamente isenta de gorduras. Por ser um produto de origem vegetal, não contém colesterol.


Essa mesma quantidade contém 340mg de cálcio, 8mg de ferro e 5% de fibra alimentar. Sendo um derivado da soja, seu score de aminoácido limitante é igual a 100 (PDCAA), ou seja, contém TODOS os aminoácidos essenciais, tendo um perfil de proteína tão bom quanto o do ovo. Entretando, levando-se em conta principalmente a perda de alguns micronutrientes, leguminosas como o feijão branco, feijão fradinho, grão de bico ou até mesmo outros derivados como o missô e o tofu são opções melhores no dia a dia do vegetariano. *Pirâmide da USDA utilizada como fonte.


Como posso preparar a proteína de soja?
Dependendo da receita ela pode ser:
a) Hidratada em água fervente por cinco minutos - escorra, passe em água fria se quiser, esprema bem com as mãos ou com a ajuda de um espremedor de batatas (ou uma peneira e uma colher)  adicionando também os temperos que quiser.
b) Tostada pura ou com temperos - aqueça uma frigideira e toste até que doure, pura ou com temperos secos com ervas, alho e cebola desidratada. Adicione um fio de óleo ao final. Pode ser consumida como petisco ou polvilhada sobre saladas e pratos prontos.
c) Tostada e depois hidratada - combine os processos anteriores, tostando primeiro e depois adicionando água e espremendo. Após hidratar, utilize em substituição à carne em receitas diversas.

Dicas:
1) para utilizar em hamburgueres e almôndegas, processe metade da PTS hidratada e retorne à mistura. Esse processo evita o uso de excesso de farinha de trigo para dar liga e elimina completamente a necessidade de ovos.
2) a carne de soja grossa hidratada e passada no processador dá um melhor resultado em receitas que pedem carne desfiada do que a PTS fina.
3) para receitas de cozidos, como o estrogonofe ou picadinho, parta a PTS grossa hidratada ao meio em pedaços menores para um resultados mais delicado.
4) para receitas que seriam feitas com carne vermelha, utilize a PTS escura. Para receitas com carne branca, utilize a PTS clara. Alternativamente, utilize a PTS em tiras.
5) o bife de soja pode ser grelhado, empanado ou enrolado.
6) procure em mercados municipais e zonas cerealistas pela PTS a granel. O preço é bem mais em conta do que no supermercado.

Há também no mercado, bife vegetal, salsicha e carne moída enlatados. Uma das marcas existentes é Superbom e pode ser adquirida em grandes redes de supermercados.





A consultora Wanda Steindorf ensina como é o preparo da proteína texturizada de soja, que algumas pessoas chamam de carne de soja. Com este modo de preparo, você pode substituir a carne moída pela soja em qualquer outra receita, tornando-a vegetariana.
http://gnt.globo.com/receitas/Carne-moida-de-proteina-de-soja-texturizada.shtml


Ingredientes:
1 xícara de proteína de soja texturizada
1 xícara de água filtrada
1 xicara de molho de tomate
Cebola, alho, sal, molho shoyo a gosto
Se desejar pode acrescentar hortelã picadinha, manjericão ou salsinha picada (fresca)
Óleo para untar

Modo de preparo:
A maneira de preparar a soja é parecida com o arroz refogado. Numa panela, coloque a água para ferver, com o sal a gosto. Em outra panela, ponha um pouco de azeite. Use fogo alto. Acrescente o alho a gosto. Deixe dourar. Acrescente a soja crua (seca) e mexa com a colher de pau, misturando bem com o alho refogado.

Acrescente a água e o molho de tomate aos poucos e mexa bem. Nesta etapa, deixe o fogo baixo. Acrescente os temperos, molho shoyo, salsinha (ou manjericão ou hortelã). Misture tudo. Vá acrescentado a água quente aos poucos até que a soja esteja macia sem excesso de água. Está pronta para ser usada no lugar da carne moída.

Dica 1: O molho shoyo é imprescindível, pois é ele que retira o sabor amargo da soja.

Dica 2: Se juntar mais molho de tomate, você terá o molho à bolonhesa com carne de soja

Nenhum comentário:

Postar um comentário