FONTE: http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/o-que-um-bebe-de-dois-anos-consegue-fazer/
O que um bebê de dois anos consegue fazer?
Aquele bebê que você viu nascer não tem mais nada a ver com esse ser "independente" que circula pela sua casa. Agora ele "manda" em seu coração.
Até os 2 anos, o cérebro da criança está totalmente formado. Suas habilidades são muitas: chuta uma bola sem perder o equilíbrio, corre mas não consegue parar de repente, anda de costas, sobe e desce escada segurando o corrimão, anda em linha reta, na ponta dos pés e dirige o velocípede em círculos.
Sua linguagem já está mais elaborada. Com dois aninhos a criança já tem capacidade de compreender cerca de 200 palavras e fala umas 50. Inventa palavras para denominar coisas e objetos que tem contato diário. Mas ainda usa muitos gestos e mímicas para se comunicar, especialmente com outras crianças.
Constrói frases com 2 ou 3 palavras, inclusive frases negativas e interrogativas, usa verbos e pronomes.Quando fala de si, usa a terceira pessoa: “nenê faz bagunça”, “nenê quer bola”. Já sabe muito bem o que significa “meu” e emprega essa palavrinha a todo instante, especialmente quando um amiguinho tenta pegar seu brinquedo. Isso mostra a sua noção de propriedade das coisas e seu ciúme, que é uma característica bem marcante nessa fase.
Como estimular o bebê de dois anos?
Esse bebezão surpreende a cada dia. Sua habilidades não param de evoluir.
Com dois aninhos os pequenos querem diversão. É a vez das bolas. Eles se divertem correndo através delas, chutando, tentando fazer gol.
Sua maneira de se comunicar é através de gestos, atitudes, mímica e algumas palavras. Mas se os pais se dedicarem e conversarem bastante com a criança, animando-a a falar e a escutando, ela pode aprender mais rápido a dialogar. Para ajudar a criança a se comunicar melhor e ampliar seu vocabulário, cantar e dançar é a melhor solução. Crianças pequenas também se divertem com brincadeiras animadas como pular na cama e fazer imitações e caretas.
É bom continuar incentivando a criança a desenvolver sua habilidade motora. Para isso, use muitos blocos e ajude-a a empilhá-los, encher os carrinhos com os blocos, equilibrar um em cima do outro.
Nesse período a criança já deve começar a participar da arrumação das suas coisas. Depois da bagunça, peça ajuda para organizar e recolher os brinquedos. Isso deve ser feito como uma continuação da brincadeira, e não como uma obrigação, uma coisa chata.
Como a criança nessa idade já interage bastante e se interessa pelo que observa, passeios em parques, zoológicos e aquários vão estimular seu aprendizado.
Já é hora de ensinar a criança a controlar a bexiga e pedir para fazer pipi quando tiver apertada. Esse treino não é fácil e precisa da dedicação de toda família. Os pais devem parabenizar a criança sempre que ela conseguir fazer pipi no vaso sanitário, mas não devem reprimi-la quando fizer na calça. Essa é mesmo uma função difícil para a criança controlar. Uma boa dica é perguntar freqüentemente para a criança se ela está com vontade de ir ao banheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário