Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

ARROZ DE FORNO COM BERINJELA

google images
INGREDIENTES:
1 e ½ xícara (chá) de arroz de grãos longos
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de salsinha picada
11 colheres (sopa) de queijo ralado
1 maço pequeno de manjericão
600 ml de caldo de legumes
farinha de trigo
óleo para fritura
2 berinjelas médias
1 quilo de tomate
sal a gosto
sal grosso
2 cebolas

MODO DE PREPARAR:
Limpar as berinjelas, cortar em fatias de 0,5cm, polvilhar com sal grosso, colocar em uma peneira e deixar descansar por 30 minutos. Picar bem 1 cebola e refogar numa panela em 3 colheres (sopa) de azeite, mexendo de vez em quando, por 3-4 minutos. Juntar o arroz e deixar tostar por 1 minuto em fogo médio, mexendo sempre. Adicionar o caldo fervente e, assim que levantar fervura, tampar a panela e cozinhar por 15 minutos, ou até que o líquido tenha sido absorvido. Juntar 6 colheres (sopa) de queijo ralado e misturar. Cortar em fatias bem finas a cebola restante e refogar no azeite restante, mexendo de vez em quando por 2-3 minutos. Juntar os tomates cortados em fatias de 0,5cm e 10 folhas de manjericão picadas com as mãos e deixar cozinhar por 3-4 minutos. Temperar com sal e reservar. Enxugar as fatias de berinjela em toalha de papel, passar na farinha e fritar em óleo quente, até que estejam douradas. Retirar as fatias com uma escumadeira e colocar sobre toalha de papel para retirar o excesso de óleo. Untar com azeite uma assadeira e distribuir camadas alternadas de arroz, tomate, berinjela e manjericão. Polvilhar com queijo ralado restante e levar ao forno médio por 15 minutos, ou até dourar a superfície. Salpicar com a salsinha e servir quente ou morno.
fonte:  http://www.livrodereceitas.com/vegetarianas/vege1041.htm

sábado, 11 de agosto de 2012

SAÚDE DO IDOSO - CUIDADOS COM O AMBIENTE

AVALIAÇÃO AMBIENTAL – INTERVENÇÕES AMBIENTAIS

I - LOCAL AVALIAÇÃO

ÁREAS DE LOCOMOÇÃO
  • Áreas de locomoção desimpedidas
  • Barras de apoio
  • Revestimentos: uniformes ou tapetes bem fixos

ILUMINAÇÃO
  • Aumentar a intensidade de 2 a 3 vezes, especialmente no banheiro e nas escadas, usar luz fluorescente
  • Suficiente para clarear toda a superfície de marcha no interior de cada cômodo, incluindo degraus
  • Utilizar luzes noturnas e luminárias com base segura
  • Distribuir os interruptores por lugares fáceis de notar
  • Sentinela: iluminando o quarto, o corredor e o banheiro
  • Embutir fios dos aparelhos ou fixá-los
  • Iluminação exterior: suficiente para iluminar toda a entrada exterior
  • Cama com luz indireta

QUARTO DE DORMIR
  • Guarda-roupa: cabides facilmente acessíveis
  • Cadeira permitindo assentar para se vestir
  • Controle de luz e telefone ao lado da cama
  • Cama de altura adequada (45);
  • Colchão firme


BANHEIRO
  • Área do chuveiro: antiderrapante, cadeira de banho
  • Lavabo: facilmente acessível e bem fixo
  • Aumento da altura do vaso sanitário
  • Barras de apoio laterais e paralelas ao vaso
  • Box: abertura fácil, cortina bem firme

COZINHA
  • Armários: baixos, sem necessidade de uso de escadas
  • Pia sem vazamento e que permita a entrada de cadeira de roda se necessário

ESCADA
  • Revestimento antiderrapante, marcação do primeiro e último degrau com faixa amarela
  • Interruptores no início e final da escada
  • Identificação das bordas dos degraus com faixa amarela
  • Corrimão bilateral e sólido, observar a distância da parede, o contraste de cor e o diâmetro
  • Corrimão que se prolonga além do primeiro e do último degrau
  • Espelho do degrau fechado, com lixas antiderrapantes
  • Uniformidade dos degraus: altura dos espelhos e profundidade dos degraus constantes

SALA
  • Disposição dos móveis para facilitar a circulação, sofás e cadeiras firmes e com braços

CARTILHA DA GESTANTE - SAÚDE DA GESTANTE


GOOGLE IMAGES

AVALIAÇÃO PRÉ-CONCEPCIONAL
Para uma gestação tranqüila e bem sucedida, é recomendável o seu planejamento no momento do desejo de engravidar. A avaliação pré-concepcional, ou seja, a consulta que o casal faz antes de uma gravidez, possibilita a identifi cação de fatoresde risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação.

PRÉ-NATAL
Após o diagnóstico da gravidez, a mulher deve iniciar o Pré-Natal. Trata-se do acompanhamento médico dado à gestante para verifi car e diagnosticar doenças e alterações que possam comprometer a saúde materna e fetal.

DIETA PARA GESTANTES
A gestante deve manter uma alimentação saudável. O ganho de peso ideal da mãe é de 10 a 12 quilos durante toda a gravidez. É recomendável fazer 6 refeições ao dia, devendo comer pouco por vez. Assim, seu estômago trabalhará com calma, propiciando uma boa digestão e diminuindo a chance da gestante ter azia.

GESTAÇÃO
Logo no início da gestação, o organismo da mulher sofre uma verdadeira inundação hormonal de estrógeno e progesterona. Esse fl uxo hormonal afeta, no primeiro trimestre, a área do cérebro que comanda as emoções, tornando a maioria das gestantes mais sensíveis, emotivas e chorosas. A gestação modifi ca todo o metabolismo feminino. O aumentona produção de progesterona causa sono e letargia, comum na fase inicial da gravidez, além de diminuir o desejo sexual. Por outro lado, algumas funções aceleram no organismo, como respiração e batimentos cardíacos. Essas exigências extras causam cansaço, por isso durma o máximo que você puder. Para evitar a prisão de ventre, tome bastante líquido e coma ameixas secas e cereais ricos em fi bras. Jamais use laxantes. Este tipo de medicamento pode ser abortivo. Quanto aos gases, exercícios leves, como caminhadas e hidroginástica, podem ajudar.
Use protetor solar para prevenir as temidas manchas escuras na pele, comuns na gestação. As manchas são provocadas devido a uma maior pigmentação da pele causada pela circulação intensa de melanina.
Use sempre hidratante para reduzir a incidência de flacidez na pele.
Tenha sempre com você frutas e biscoitos integrais, para evitar as tonturas causadas pelo jejum prolongado. Mantenha-se sempre hidratada, ingerindo líquidos em grande quantidade.
Algumas mulheres sofrem com enjôos e vômitos, nos três primeiros meses da gestação. Em geral, o enjôo ocorre com mais freqüência pela manhã. Para evitá-lo, tenha sempre um pacote de bolachas água e sal ao lado da cama e coma algumas antes de se levantar. Também evite cheiros fortes, comidas condimentadas
e nunca fi que de estômago vazio.
Procure praticar exercícios físicos adequados para mulheres grávidas. Caso você seja sedentária, consulte o seu médico.
Nos últimos meses da gestação, pés e pernas costumam inchar muito. Para amenizar o desconforto, faça massagem linfática. Procure também manter os pés durante 15 ou 30 minutos em posição confortável, ligeiramente mais elevados do que o resto do corpo.

PARTO NORMAL
O parto normal traz inúmeros benefícios à parturiente e ao bebê, além de possibilitar a recuperação mais rápida da mulher e maior facilidade no início da amamentação, por estimular, naturalmente, os hormônios responsáveis pela produção do leite materno. Além de contribuir para a diminuição de problemas à saúde
da gestante e do recém-nascido, o parto normal possibilita o contato imediato da mãe com o fi lho e ajuda no amadurecimento final dos pulmões, que ocorre na passagem do bebê pelo canal vaginal e na expulsão natural do líquido dos pulmões.

ALEITAMENTO MATERNO
O leite materno contém todos os nutrientes de que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida. Por isso, não é necessário dar água, suco, chá, sopa e fruta para ele. Para uma amamentação tranqüila, procure sempre amamentar em um ambiente calmo, sem muito barulho ou agitação. Escolha uma posição que seja confortável para você e para seu fi lho. Relaxe. Limpe o seu seio com um chumaço de algodão embebido no
próprio leite materno. Segure o bebê com um dos braços e ofereça o seio para ele. Depois, com uma das mãos, aperte suavemente o bico do seio próximo à boca da criança. Isso irá estimular a sucção. Durante o período de amamentação, elabore um cardápio que inclua vitaminas, proteínas e sais minerais. Coma muitas fibras, frutas, legumes, verduras e proteínas. Leite e líquidos são fundamentais nessa fase. A mãe que está amamentando deve tomar de 1,5 a 2 litros de água, ou líquidos, por dia.

FONTE: http://santacasasaudebh.com.br/userfiles/file/cartilhas/CARTILHA_SAUDE_GESTANTE.pdf

PIZZA DE CEBOLA E PIMENTÃO


GOOGLE IMAGES

 


INGREDIENTES:
1 disco de pizza
1 cebola média
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite

MODO DE PREPARAR:
Limpe os pimentões e corte-os em tiras. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque sobre o disco de pizza e regue com azeite. Leve ao forno (200ºC) por aproximadamente 12 minutos.

PUDIM DE BETERRABA COM LARANJA

google images

INGREDIENTES
1 e ½ xícaras de água de cozimento da beterraba (sem sal)
2 colheres de (sopa) de amido de milho
½ xícara de suco de laranja
½ xícara de açúcar

MODO DE PREPARAR:
Em uma panela, misture a água do cozimento das beterrabas com os demais ingredientes. Mexa bem para diluir por completo o amido de milho e o açúcar. Leve a panela ao fogo alto, mexendo bem, para não empelotar ou grudar no fundo da panela. Assim que a mistura ferver, abaixe o fogo e continue mexendo por 2 minutos. Tire do fogo e continue mexendo até que o pudim tenha perdido todo seu calor (para não formar película). Coloque em tacinhas, ou em uma forma grande e leve para gelar. Depois de 3 horas, o pudim estará pronto para servir. Se quiser, decore com raspas das cascas de laranja.

ESFIHA INTEGRAL

GOOGLE IMAGES

INGREDIENTES:

Massa:
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem (opcional)
2 colheres (sopa) de semente de linhaça
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral fina
1 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
1 xícara (chá) de gérmen de trigo tostado
1 xícara (chá) de farinha comum
½ xícara (chá) de leite desnatado

Recheio:
1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja granulada (PVT)
½ xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
1 xícara (chá) de tomates em cubo
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de azeitonas picadinhas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de cebola
Sal moído iodado marinho à gosto

MODO DE PREPARAR:

Massa:
Misturar todos os ingredientes secos, abrir um espaço no centro, adicionar os outros ingredientes e envolver todos aos poucos. Levar a massa à geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Recheio:
Hidratar a proteína de soja na água com shoyu por 20 minutos, espremer e desprezar a água. Refogar a cebola no azeite, acrescentar a proteína, tomates, azeitonas e deixar apurar. Abrir a massa com o rolo, modelar a esfiha e rechear. Levar para assar em forno preaquecido até dourar. Se desejar pincelar gema de ovos.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

7 DICAS PARA AJUDAR A EMAGRECER

1.    Acredite em sua força de vontade para emagrecer. Não desista porque isso é muito importante para a sua vitória e confiança em si mesmo.

2.    Estabeleça metas realistas. Todas as vezes em que tiver vontade de comer doce, pense em guardar suas calorias opcionais para o fim de semana, quando poderá comer uma gostosa sobremesa. Vai valer a pena!
3.    Saiba que você vai ter altos e baixos seguindo o programa. Não entre em pânico, caso sua determinação de emagrecer esmoreça: relaxe e recomece logo que possível.
4.    Controle suas porções rigorosamente. Aprenda a usar a colher de chá (3 colheres de chá = uma colher de sopa, porque em pouco tempo seus olhos vão medir corretamente a sua porção de alimento.
5.    Use um prato menor em vez do prato tradicional. Você terá a sensação de estar comendo mais.
6.    Coma devagar e planeje quando for comer fora de casa. Procure escolher o que você poder dentro de seu programa naquele dia.
7.    Movimente-se. Escolha um exercício que você goste de fazer. Se uma pequena caminhada ajuda a queimar calorias, imagine uma aula de aeróbica!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

REQUEIJÃO

GOOGLE IMAGES

INGREDIENTES
1 xícara (chá) de leite fervendo
40 gramas de queijo parmesão ralado
300 gramas de ricota fresca
50 gramas de margarina
sal à gosto

MODO DE PREPARAR
Colocar todos os ingredientes no liquidificador, menos o leite. Ligar o liquidificador e ir colocando o leite fervendo até obter um ponto bem cremoso.

NHOQUE DE MANDIOQUINHA COM MOLHO DE IOGURTE E MANJERICÃO

GOOGLE IMAGES

INGREDIENTES:
Massa:

2 e ½ xíxaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de queijo ralado
sal e noz-moscada a gosto
1 quilo de mandioquinha
1 ovo

Molho:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de manjericão picado
1 xícara (chá) de leite
2 potes de iogurte natural integral
sal a gosto

MODO DE PREPARAR:
Cozinhar as mandioquinhas em uma panela com água por 20 minutos, ou até ficarem macias. Retirar, escorrer, descascar ainda mornas e passar pelo espremedor. Juntar ao purê de mandioquinha a farinha de trigo até o ponto de enrolar. Acrescentar o queijo, o ovo, o sal e a noz-moscada. Amassar bem. Enrolar os nhoques em uma superfície enfarinhada na grossura de um dedo e cortar em pedaços de 3 cm. Cozinhar aos poucos, em água fervente até subirem à superfície. Retirar, colocar em um refratário e reservar.
Molho:
Derreter a manteiga em uma panela, juntar a farinha e fritar até dourar. Adicionar o leite, aos poucos e, sem parar de mexer, cozinhar por 4 minutos, ou até desgrudar do fundo da panela. Retirar, deixar amornar e misturar o iogurte, o manjericão (reservando 1 colher de sopa) e o sal. Distribuir sobre os nhoques e salpicar o manjericão reservado. Levar ao forno médio por 15 minutos, ou até aquecer.