Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

AÇÚCAR: GOSTOSO VENENO,OU DOCE ILUSÃO?

GOOGLE IMAGES

AÇÚCAR: gostoso veneno ou doce ilusão?
Por Francine Prass Hatem.

Considerado por alguns uma droga tão viciante quanto a heroína, o açúcar esconde por trás de seu doce paladar uma verdadeira ilusão para a saúde. Veja aqui a opinião de médicos e especialistas sobre esse desejado alimento, responsável por uma série de doenças.

Há quem fique com a boca cheia de água só de pensar em comer uma doce sobremesa, seja um pudim, um bolo, uma torta ou um sorvete; quanto mais doce, melhor. Têm ainda aqueles que são verdadeiras "formiguinhas": não ficam muito tempo sem comer algo bem docinho, e na falta de uma sobremesa pronta, vale encher a colher na lata de leite condensado e levar à boca ainda pingando. Qualquer coisa que mate aquela vontade louca de comer doce.

O que essas pessoas não sabem - muitas sequer imaginam - é que o aparentemente inocente açúcar refinado, quando consumido em excesso, pode provocar muitos males à saúde, desde cáries a problemas mais graves, como labirintite, aumento da pressão arterial, diabetes, obesidade... A impressão que se tem é que à medida que vão sendo realizadas pesquisas sobre esse tema, são descobertas novas consequências prejudiciais da ingestão de açúcar.

Tema de teses, estudos e livros, o açúcar foi considerado veneno pelos que defendem sua abolição total da dieta. Outros alertam para o aumento vertiginoso do consumo, recomendando o uso mais restrito. Independentemente do posicionamento, em uma coisa todos são unânimes: açúcar demais faz mal!

Quem usa em excesso deve pensar seriamente em diminuir o consumo; quem enfrenta doenças devido ao seu uso talvez deva considerar retirar esse ingrediente da dieta, seguindo o exemplo de quem experimentou, superou e teve como recompensa uma saúde melhor.
Como o açúcar não tem em seu conteúdo nenhum teor nutricional, nesse caso vale o ditado inverso: se não fizer mal, bem também não faz.

FONTE:
http://www.nutricaoativa.com.br/conteudo.php?id=358

Nenhum comentário:

Postar um comentário