Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

PÃO INTEGRAL DE LIQUIDIFICADOR

GOOGLE IMAGES

Ingredientes
1 ovo
1 tablete de fermento biológico
1 colher de chá de mel
2 xícaras de chá de bebida à base de soja sabor original
2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
¼ de xícara de chá de semente de gergelim preta
1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo


Modo de preparo
Bata o ovo com um garfo e reserve 1 colher de chá da mistura. Coloque no liquidificador o restante do ovo, o fermento, o mel, a bebida à base de soja (amornada) e a farinha de trigo integral.  Bata bem e coloque em uma tigela. Adicione o gergelim e a farinha de trigo e mexa bem até soltar das mãos. Coloque em uma forma de pão untada e deixe descansar por 1 hora. Faça alguns cortes sobre a massa, pincele o ovo reservado e leve para o forno médio por cerca de 30 minutos.
http://suadieta.uol.com.br/Receitas/1150/lanches/pao-integral-de-liquidificador

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ICTERÍCIA NEONATAL

GOOGLE IMAGES
Icterícia é o nome que recebe o amarelamento da pele causado pelo aumento da concentração de bilirrubina no sangue. Segundo a hepatologista pediátrica, Gilda Porta, a bilirrubina é um pigmento amarelado presente nas hemoglobinas, células que transportam o oxigênio pelo organismo. Elas se renovam continuamente e, quando envelhecem, desmancham-se e liberam o pigmento.

Por que acontece no recém-nascido?

Na gestação, o oxigênio que abastece o bebê é distribuído por hemoglobinas especializadas em recolhê-lo diretamente do sangue materno. Após o nascimento, entra em ação um novo tipo de hemoglobina, que extrai o oxigênio do ar que chega pela respiração. Essa mudança decreta a aposentadoria das hemoglobinas fetais, que se desfazem e saturam o sangue.

Todos passam por isso?

Sim. A diferença é que alguns já têm o fígado suficientemente maduro para eliminar a sobrecarga. A maioria - principalmente os prematuros -, porém, precisa de alguns dias até que o órgão atinja a capacidade plena. Essa variação é perfeitamente normal, mas dá origem à icterícia neonatal, que surge sempre nos primeiros dias de vida e regride naturalmente em cerca de uma semana.

Qual é o perigo?

Em concentração excessiva, a bilirrubina pode acarretar danos neurológicos irreversíveis. O tratamento consiste na fototerapia, que é a exposição do bebê a lâmpadas especiais. Elas emitem radiações, também presentes na luz do sol, que não eliminam a bilirrubina, mas neutralizam seu potencial de agressão. Casos mais graves pedem internação, para que o efeito da fototerapia seja monitorado e ajustado em função do nível de bilirrubina, medido por exames periódicos de sangue.

Quando o tratamento é necessário?

O amarelamento provocado pela icterícia neonatal é típico. Começa pelo rosto e passa por tronco, costas e abdome antes de seguir pelos membros até alcançar mãos e pés. Nem sempre todo esse caminho é percorrido, e a gravidade se avalia justamente pelo avanço: quanto mais rápido e extenso, mais grave. Se não chegar até braços e pernas, a fototerapia é desnecessária. Mas o pediatra pode optar pelo tratamento depois de avaliar fatores como ritmo de evolução, idade do bebê e algumas predisposições e características familiares (orientais, por exemplo, tendem a uma concentração maior de bilirrubina). Qualquer icterícia que surja além da primeira semana, porém, não é normal nem esperada e exige avaliação imediata.
 
FONTE: http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/filhos/ictericia-neonatal-632027.shtml

DICAS DE MÃES - COMO FAZER O BEBÊ DORMIR


Dormir é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança. O recém-nascido deve dormir, em média, 21 horas. Ele fica acordado somente para mamar e tomar banho. Aos 6 meses, o ideal é que o bebê durma 16 ou 17 horas. Após completar 1 ano, 15 horas, sendo 12 à noite e três durante o dia, é suficiente.

No colo ou na cama? "Meu primeiro filho deu trabalho para dormir. Bastava ele começar a chorar, e eu corria para pegá-lo. Resultado: passou a adormecer somente no colo, o que me deixava extremamente cansada. Com o segundo, foi muito mais fácil. Coloco o Miguel acordado no berço, dou um beijo de boa-noite e saio do quarto. Às vezes, ele resmunga ou chora um pouco. Vou até lá, faço um carinho e deixo o quarto. Evito conversar com ele. Mãe de segunda viagem é menos ansiosa e passa mais segurança para o bebê."
Juliana, 35 anos, empresária, mãe de Miguel, 3 meses, e de Martim, 2 anos e 7 meses 
Chupeta e música lenta ajudam "Dou chupeta para Sofia somente na hora de dormir, quando a coloco no berço. Ela, então, liga um móbile que fica preso na grade e toca uma musiquinha suave. Nos dias em que percebo que minha filha está mais agitada, com dificuldade para dormir, eu deito numa cama que mantenho próximo ao berço e fico quieta. Assim, ela não se sente sozinha e acaba pegando no sono."
Daniella, 36 anos, dermatologista, mãe de Sofia, 1 ano e 7 meses 
Diferenciar sono diurno de sono noturno

"Quando meu filho era menor, eu procurei mostrar a ele a diferença entre o sono diurno e noturno para evitar que ele trocasse o dia pela noite. Eu deixava a claridade natural entrar no quarto e não me preocupava com os barulhos da casa, como conversas, ruído de máquina de lavar ou de outros utensílios domésticos. O bebê precisa se acostumar com esses sons e saber que isso ocorre durante o dia. Já à noite, eu apagava a luz do quarto e mantinha a casa silenciosa. Na troca da fralda noturna, não conversava com ele e fazia o minímo de barulho possível. Resultado: ele sempre dormiu muito bem nos dois períodos."
Léia, escrevente, mãe de Rafael, 1 ano e 11 meses

Troca de fraldas e mamada noturna

"Com apenas 2 meses, a Beatriz já dormia a noite toda. Comecei não trocando mais a fralda durante a noite e, em seguida, tirei a mamada noturna, seguindo a orientação da pediatra, que me garantiu que minha filha estava com ótimo peso. Nos primeiros dias, ela chorava, eu ia até o berço e dava a chupeta, mas não pegava no colo. Logo se acostumou."
Fernanda, 30 anos, médica, mãe de Beatriz, 5 meses

FONTE: http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/filhos/bebe-sono-tranquilo-bebe-mais-saudavel-602815.shtml

terça-feira, 28 de junho de 2011

ROCAMBOLE DE GOIABA

google images

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara de goiaba
4 ovos (clara e gema separadas)
sal a gosto

Modo de Preparar:

Bater as claras em neve. Juntar as gemas uma de cada vez e bater. Juntar o açúcar aos poucos e continuar batendo. Por último, adicionar a farinha peneirada com o fermento e o sal. Misturar e colocar numa assadeira untada e polvilhada com farinha. Levar a assar em forno moderado, preaquecido. Quando assado, deixar esfriar e virar sobre um pano polvilhado com açúcar. Espalhar por cima a geléia de goiaba. Enrolar como rocambole, começando pelo lado mais largo.

http://www.livrodereceitas.com/rapidas/rapi1093.htm

SUCO DE BETERRABA COM LARANJA

google images

Ingredientes:
10 laranjas
1 beterraba pequena
½ copo de mel

Modo de Preparar:
Retire o suco das laranjas e reserve. Tire a pele da beterraba, corte-a e bata no liquidificador com o suco retirado das laranjas. Passe em uma peneira, acrescente o mel e sirva com gelo.

http://www.livrodereceitas.com/bebidas/bebi2780.htm

14 DICAS QUE AJUDAM A CONTROLAR O PESO

google images

1.    Evite frituras. Use óleos vegetais em quantidade moderada.

2.    Alimente-se em horários certos e não pule refeições; do contrário, comerá muito mais.


3.    Quanto estamos em jejum, aumenta a absorção de doces pelo intestino. Fique longe deles – bem longe.


4.    Procure não se alimentar vendo televisão ou enquanto fala ao telefone. Você perde a noção de quantidade.


5.    Ao sentar-se para a refeição, sirva-se de porções pequenas. Depois, se imprescindível, repita. Mas – insistimos – que as primeiras porções sejam pequenas.


6.    Policie a velocidade ao comer; descanse o talher no prato entre cada garfada. É curioso: quanto mais devagar, maior a rapidez com que “matamos” a fome.


7.    Levante-se da mesa assim que terminar a refeição. Assim, você não fica “beliscando”…


8.    Não deixe bomboneiras com docinhos ou balas sobre os móveis.


9.    Compre no supermercado só depois da refeição, com o estômago cheio. Você ficará indiferente (ou quase) às tentações que encontrar nas gôndolas.


10.    Renuncie aos elevadores e escadas rolantes. Subir escadas queima calorias e exercita as pernas.


11.    Dê uma folguinha, de vez em quando, à lavadoura de louças, espremedor de frutas, batedeira de bolo. Executar tais atividades domésticas também ajudam a queimar algumas calorias.


12.    Repense sua vida sedentária. Se normalmente prefere ficar frente à televisão, experimente mudar de lazer.


13.    Não conte obsessivamente os gramas em excesso depois de uma festa de aniversário. A depressão talvez diminua sua força de vontade. Quanto mais você se valorizar, maiores os sucessos na balança.


14.    Avise os familiares, amigos, colegas de trabalho ou estudo que você quer emagrecer. Peça que compreendam quando não aceitar guloseimas.



(Fonte: Revista Saúde, 93)

 http://novotempo.com/amiltonmenezes/2011/06/28/7-7-14-dicas-que-ajudam-a-emagrecer/



segunda-feira, 27 de junho de 2011

SUA IDADE INTERIOR FAÇA O TESTE DA UNIMED...

Nosso Comentário: Esta dica é muito interessante, é um teste elaborado pela UNIMED, que analisa sua idade interior, testando sua alimentação, saúde e estilo de vida. VALE A PENA!!!

Maravilha de teste, elaborado pela Unimed. Uma dessas coisas boas que a internet nos proporciona. Perca, ou melhor, dispense alguns minutos do teu tempo para fazer.  

Ligue o som antes de fazer.

http://www.idadeinterior.com.br/

PROGRAMA ALIMENTAR ANTIOBESIDADE

GOOGLE IMAGES

Programa alimentar antiobesidade

Ao invés de focalizar a atenção em dietas, prefira manter um regime constante onde a preferência é pelo bom alimento e onde se faz exclusão total de comida insalubre, deixando-a, no máximo, para uso em situações emergenciais. No dia a dia, dê preferência ao que é melhor.
  
1 Frutas (laranja, banana, mamão, manga, maçã, tangerina, uva etc.). Use principalmente à noite ou pela manhã.
2  Hortaliças cruas (Alface, couve, almeirão, rúcula, agrião, cenoura, rabanete, tomate, alho, cebola etc.). Faça dessas amigas o prato principal em seu almoço ou desjejum.
3 Cereais integrais (arroz, milho, trigo, quinua, aveia). Combinam bem no desjejum e almoço.
4 Tubérculos (inhame, cará, batatadoce, mandioca). São a melhor opção de carbohidratos integrais.
5  Nozes, castanhas, amêndoas. Em qualquer refeição do dia podem se fazer presentes.
6  Exercício físico. É a melhor forma de alimentar seus músculos com oxigênio puro e força.
7 Beba água - pelo menos 8 copos.
Escrito Por: Fabiana Bertotti
VEJA MATÉRIA COMPLETA: http://novotempo.com/vidaesaude/2010/09/

IOGURTE DIFERENTE

GOOGLE IMAGES

Ingredientes:
2 maças;
2 xícaras de chá de iogurte;
½ xícara de chá de mel;
1 colher de sopa de gengibre ralado ou picadinho;
1 colher de café de folhinhas de alecrim picado
Canela em pó a gosto;

Modo de preparo:
Rale as maças com casca, misture todos os demais ingredientes e sirva fresquinho.
Experimente usar maças de diferentes tipos como verde, red, gala, que dará um sabor especial a sua receita.

http://novotempo.com/vidaesaude/2011/02/

Receita de Espaguete com Molho Rústico de Tomates


Ingredientes
5 litros de água
500g de espaguete integral (1 pacote)
Sal a gosto
2 e ½ kg de tomates maduros picados sem semente
3/4 xícara de azeite
3 dentes de alho picados (bem pequenos)
½ maço de manjericão
 
Modo de Preparo
Receita para um pacote de macarrão de 500g.
Numa panela grande coloque os 5 litros de água para ferver – 1 litro de água para cada 100 g de massa. Quando abrir fervura adicione o sal e o espaguete sem quebrar o fio. Deixe ferver mexendo sempre para não grudar os fios.
Deixe cozinhar até o ponto “al dente” – quando a massa está cozida, porém bem firme. Escorra a água e coloque um fio de azeite, misture e reserve.
Escolha os tomates do tipo deborah ou italiano bem maduros. Pique-os em cubinhos pequenos e retire as sementes (Veja vídeo no blog novo tempo/vidaesaude)
Pique os dentes de alho bem pequenos.
Em uma panela coloque o azeite e o alho, deixe começar a dourar o alho e adicione os tomates picados; acrescente um galho de manjericão (para ser mais fácil retirar da panela após o molho pronto) adicione sal e sirva sobre a massa.
Escolha o manjericão fresco e lave bem em água corrente.
Para que o seu prato fique bem decorado e bonito escolha as folhas de manjericão mais bonitas e coloque depois de pronto, para decorar.

http://novotempo.com/vidaesaude/2011/05/11/receita-de-molho-rustico-de-tomates/

ASSADO DE CARNE VEGETAL

imagem cantinho do vegetariano

Ingredientes:
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de queijo ralado
2 xícara de PVT (*)
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de ricota seca
1 colher (sopa) de Ajinomoto
1 lata de carne vegetal Superbom
1 folha de louro
2 pimentões ralados
3 tomates pícados
Cheiro verde picado
1 cebola pícada
3 dentes de alho
6 ovos
Sal

Modo de Preparar:

Colocar em uma panela a margarina e deixar derreter, fritar a cebola, acrescentar o alho, o tomate, o PVT (*) e o louro e deixar refogar um pouco. Depois juntar a água e deixar dar uma fervura. Colocar a carne vegetal e deixar cozinhar por 5 minutos, tirar do fogo, juntar o resto dos ingredientes, por tudo em uma forma untada. Por cima colocar 2 ovos batidos, com cheiro verde, sal e uma colher de queijo ralado. Assar em forno quente.

(*) Proteína Vegetal Texturizada
fonte: http://www.livrodereceitas.com/vegetarianas/vege1059.htm

quarta-feira, 22 de junho de 2011

OTIMISMO E SAÚDE - UM NOVO ESTILO DE VIDA EM 7 ENCONTROS

OTIMISMO E SAÚDE - UM NOVO ESTILO DE VIDA EM 7 ENCONTROS
Cristiane Krusche Becker de Andrade
Mestrado Saúde Materno-Infantil
GOOGLE IMAGES
Muitas doenças podem ser evitadas se ocuparmos nossa mente com coisas boas. O verdadeiro otimismo é baseado na , na confiança de que Deus está no controle de nossas vidas. Podemos passar por situações que aparentemente não são boas, mas se confiarmos em Deus, passaremos por essas situações e ainda assim poderemos ser felizes.
As pessoas otimistas tendem a olhar o lado brilhante da vida.
As pessoas pessimistas veem em sua frente problemas, dificuldades, e isso realmente acaba acontecendo. Sem a perspectiva da , podemos nos deixar levar por pensamentos negativos, e a vida pode tornar-se amarga, triste para nós e para os que convivem conosco.


Veja que interessante este pensamento:
"Se você pensa que pode, você pode".
Isso significa que os acontecimentos na sua vida não são obra do acaso.

Deus está no comando e você pode confiar que conseguirá isso ou não. E o resultado dependerá disto. Se você já espera e se prepara para um resultado negativo, possivelmente acontecerá.

Você conhece pessoas que dão risada do seu próprio fracasso?  Que conseguem sorrir em meio a uma desgraça? Estes são os verdadeiros Otimistas, que enxergam uma luz em meio a escuridão.

TERAPIA DO RISO

O nosso corpo tem respostas fisiológicas saudáveis, quando estamos sorrindo.
  • Exercita os pulmões, 
  • Melhora a circulação do sangue, 
  • Oxigena melhor todas as células do corpo.
ENDORFINAS - HORMÔNIOS DA ALEGRIA 
 
Quando sorrimos de verdade, o nosso corpo produz endorfinas, que são narcóticos naturais. Isso quer dizer que quando você está feliz, sorrindo, você sente menos dor.

As endorfinas são os hormônios da alegria.Tem efeito positivo no corpo todo e na mente. 

O que as endorfinas fazem no nosso corpo?
  • Melhoram a memória;
  • Melhoram o bom humor;
  • Acalmam e relaxam a mente;
  • Aumentam a disposição física e mental;
  • Melhoram o nosso sistema imunológico;
  • É antienvelhecimento;
  • Aliviam as dores, mais efetivamente que a morfina.
“Há – e sempre haverá – COISAS BOAS e RUINS acontecendo .
Por que muitas vezes decidimos só olhar para um dos lados?”
 Adriano Silva



Um jornalista famoso em Nova Iorque, chamado Norman Cousin, sofreu uma enfermidade e escreveu o livro: “A Anatomia da Enfermidade”. Ele relata de  como sofreu de uma enfermidade do colágeno
Os sintomas são terríveis. Na fase aguda da doença ele não conseguia nem mover-se na cama.
ler slides.
Numa clínica em Nova York, ele recebeu o diagnóstico: Espondilite anquilosante e colagenose.
 Uma doença crônico-degenerativa e muito difícil de se tratar. As estatísticas desta doença é que quase sempre ela é fatal, apenas 1 em caso em cada 500 casos se recupera.
Os médicos prescreveram vários medicamentos, e ele tomou na dose máxima. Isso trouxe sérias consequências. Os efeitos colaterais apareceram em sua pele.Chegou um momento em que ele, não vendo resultados positivos, e continuando com dor,  discutiu isto com seu doutor: “estou realmente cansado de todos estes medicamentos de seus efeitos colaterais".
 
O doutor decidiu chamar a Allen Funt, o produtor do programa popular de televisão Câmara Escondida, que lhe enviou alguns filmes clássicos muito divertidos, junto com um vídeo projetor.  A enfermeira foi instruída a usá-lo.

 
Surpreendentemente Norman descubriu que quando ria, sua dor era aliviada. Notou que cada dez minutos de risada, tenha efeitos analgésicos, dando-lhe pelo menos duas horas de sono livre de dor. Quando o efeito analgésico terminava, ligava o vídeo  e assistia outro, e isso o ajudava a dormir livre de dor. Algumas vezes a enfermeira lia livros humorísticos. Cousin desfrutava destas histórias. O único lado negativo deste programa era que Norman ria muito forte e atrapalhava os outros pacientes. Por isso, foi tansferido do hospital para um quarto de hotel Continuou este tratamento de rir muito no hotel e foi melhorando gradativamente.

Voltou a trabalhar como jornalista. E então escreveu um livro contando sua história e ajudando muitas pessoas na recuperação das doenças, através da Terapia do Riso.Coisas que ele nem imaginava, voltou a fazer.

Atitude positiva e a saúde
Um interesante estudo foi feito pelo doutor David MacClelland, que mostrou a um grupo de estudantes uma fotografia de um casal ao lado de um rio. 

Neste estudo, os estudantes deveriam escrever uma história sobre este casal, ao lado de um lago.E você, o que pensa que esse casal está fazendo na beira deste lago? Fale, invente uma pequena história. Compartilhe neste momento as histórias…
A história de cada estudante foi analisada pelo Dr. David. Foi retirada uma amostra de sangue desses estudantes.

Atitude Positiva
O resultado desta pesquisa, foi que os estudantes que tinham uma atitude positiva da vida, descreveram o casal positivamente.
A amostra de sangue, demonstrou maiores níveis de anticorpos do que os que eram pessimistas.

Atitude Negativa
Já neste mesmo estudo, os estudantes que tinham uma atitude egativa da vida, descreveram aquele casal, próximo ao rio de maneira também negativa. “O casal está brigando… Acho que estão terminando…”
E o sangue desses estudantes mais pessimistas, tinha menos anticorpos, que são células de defesa contra enfermidades. E realmente tinham ficado mais doentes no ano anterior, do que o grupo mais otimista.
Lembre-se sempre deste provérbio…

O coração alegre é bom remédio, Mas o espírito abatido seca os ossos. Provérbios 17:22

TORTA CROCANTES DE BANANA E NOZES

TORTA CROCANTE DE BANANA COM NOZES


INGREDIENTES:                                          
2  xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
½ xícara  (chá) de açúcar
½ xícara  (chá) de mel
2 xícaras (chá) de essência de baunilha
6 colheres(sopa) de azeite de oliva
10 bananas-nanicas médias cortadas em rodelas
100 gramas de nozes picadas
1 ovo
MODO DE PREPARAR: Massa: misturar numa tigela a farinha de trigo com o açúcar, 5 colheres (sopa) de azeite de oliva, o ovo e a essência de baunilha. Sovar a massa numa superfície enfarinhada por 4 minutos. Embrulhar a massa com filme plástico e deixar na geladeira por 15 minutos. Ligar o forno à temperatura média. Dividir a massa em 26 porções, abrir numa superfície enfarinhada com as mãos, formando um círculo de 10 cm de diâmetro cada uma. Colocar em assadeiras untadas com o azeite restante. Distribuir as bananas, as nozes e regar com o mel. Fechar a massa como se estivesse fazendo uma trouxa, mas sem unir as pontas. Levar ao forno por 15 minutos, ou até a massa ficar firme e dourada. Retirar do forno e, se preferir, polvilhar com açúcar de confeiteiro misturado com canela em pó.
http://www.livrodereceitas.com/vegetarianas/vege1642.htm


domingo, 19 de junho de 2011

PREVINA O CÂNCER - 10 PRINCIPAIS PASSOS


O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) elaborou algumas dicas, simples de serem incorporadas no dia-a-dia, que podem auxiliar a prevenir o câncer. A doença é a segunda maior causa de morte entre a população.

Confira abaixo os 10 principais passos para prevenir o câncer.

1.     Não fume. Mesmo uma pequena quantidade de tabaco pode fazer um grande estrago.
2.     Não abuse  de bebidas alcoólicas, principalmente se estiver violando a regra número um.
3.     Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha. O contato com alguns vírus transmitidos por via sexual, como o papiloma vírus humano e o HIV podem desencadear no surgimento de alguns tipos de câncer.
4.     O sexo seguro é caminho, ainda, para evitar os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado.
5.     Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas.
6.     Na mesma linha da dieta saudável, vale reforçar a importância de evitar o consumo de alimentos com muito sódio (sal) e conservantes, como é o caso dos enlatados, embutidos e fast foods em geral.
7.     Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h. Na praia ou na piscina, lance mão, também, de barreiras físicas, como chapéu, camiseta e guarda-sol.
8.     Pratique atividades físicas todos os dias. Recomendação de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos.
9.     Mantenha-se atento à sua saúde. Procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo.
10.  Faça um check-up anual e realize todos os exames de diagnóstico precoce (screening) indicados pelo seu médico. Esta também é uma atitude fundamental.

Fonte: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

 Nosso comentário: Não use bebidas alcoólicas, nem moderadamente, além de câncer de fígado, o alcoól traz consigo grandes transtornos à saúde, família e sociedade.
Quanto ao sexo seguro, o ideal na formação da família por Deus, é o sexo dentro do casamento

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pinda: Campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa no dia 18

google images
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza no sábado (18) a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, conhecida também como poliomelite. 

A gotinha estará disponível em todos os PSF (Postos de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde) para crianças de 1 a 6 anos de idade.

Este ano além da vacina contra a pólio, as crianças também receberão a vacina contra o sarampo. Segundo ordem do Ministério da Saúde, todas as crianças têm que tomar a dose, indepedentemente se já tomaram ou não a vacina em alguém período da vida. Em Pindamonhangaba, a expectativa é que 22.000 crianças sejam imunizadas. Não há previsão para prorrogação das duas vacinas.

A poliomielite se caracteriza por paralisar, principalmente os membros inferiores. A pólio pode deixar seqüelas graves e, em alguns casos, levar à morte. A doença é transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. O vírus é carregado pelas fezes e pelas gotículas expelidas durante a fala, a tosse e o espirro da pessoa contaminada. A doença está erradicada no Brasil e o último caso foi registrado em 1989 - mas a vacinação é necessária porque a pólio ainda existe em outros países, e há risco de retorno da doença para o Brasil.

O sarampo é uma doença contagiosa e transmitida por secreções das vias respiratórias, através da fala, espirro ou tosse. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Os sintomas são febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.


* fonte: http://www.valenews.com.br/geral/11982-pinda-campanha-de-vacinacao-contra-a-paralisia-infantil-comeca-no-dia-18.html

segunda-feira, 13 de junho de 2011

LIBERTE-SE DEPENDÊNCIAS - UM NOVO ESTILO DE VIDA EM 7 ENCONTROS

Liberte-se das Dependências
CRISTIANE KRUSCHE BECKER DE ANDRADE
Mestrado em Saúde -Materno-Infantil


Neste nosso encontro, vamos falar de dependências… que são hábitos que repetimos várias vezes e se transformam num vício em nossa vida.
Café, refrigerante, coca-cola, podem nos causar dependência, aparentemente inofensiva…
Os jovens podem ser viciados em jogos, vídeo game, playstation…
O cigarro ainda é a maior causa evitável de morte no mundo…
Comer compulsivamente, comer demais, chocolates, doces…Pode tornar-se um hábito difícil de eliminar.
Um vício que está levando crianças, jovens e adultos é a internet…
Um comportamento agressivo também pode ser uma dependência da qual você precisa se libertar…
Tomar medicamento a toda hora, sem controle, ou por tempo prolongado pode se tornar uma dependência…
Enfim, hábitos aparentemente inofensivos podem prejudicar nossa saúde, nossa liberdade, nossos relacionamentos.  
O problema da dependência é que geralmente não queremos nos libertar dela…
Só não queremos sofrer as consequências, mas com certeza as consequencias negativas virão,
e podem até já ser sentidas em nossa vida.
Quando você menos espera, já está fazendo de novo.  Se torna automático. Cada vez o corpo e a mente pedem mais…Piorando assim nossa condição.
 Liberte-se deles!!!

Uma dependência pode começar de duas formas:
  1.   Algo que é muito agradável e talvez por curiosidade usamos ou fazemos, repetimos, repetimos e logo estamos dependentes daquele hábito para nos sentirmos bem. 
  2. Pode ser devido a um grande vazio, uma perda, algum fator emocional que nos traz dor, e para esquecê-lo ou evitá-lo, buscamos prazer em algo que pode nos causar dependência, pois cada vez que sentimos essa mesma dor, recerremos novamente a esse hábito, formando um ciclo vicioso, do qual não conseguimos sair.
Como saber se o hábito que tenho é destrutivo ou não?
Analise esses cinco ítens de um hábito destrutivo, ou dependência.
  1. Controlam nossa conduta (precisamos saciar naquele momento aquele desejo, senão parece que vamos enlouquecer) 
  2. Alteram nossa personalidade (perdemos o gosto por comidas simples, por estarmos em presença da família, etc...) 
  3. Diminuem a nossa saúde (chocólatras podem engordar, pessoas que usam café podem ter gastrite...) 
  4. Destroem nossos relacionamentos (nos tornamos irritados e agressivas e parece que só nosso vício nos faz relaxar) 
  5. Absorvem os nossos recursos ( precisamos de cigarro, drogas, cafezinho, todo o dia, toda a hora, mesmo que possamos passar privações, o nosso dinheiro é usado primeiramente para sustentar o vício)

Existem muitas formas de dependências, umas são mais graves, outras trazem sérios problemas sociais, outras tem consequências físicas, outras, de ordem mental e espiritual. As mais comuns hoje em dia são:
  1. Drogas (mais comum entre jovens) 
  2. Medicamentos (por problemas diversos começamos usar indiscriminadamente medicamentos que mais tarde não conseguimos parar) 
  3. Televisão (muitas horas em programas excitantes) 
  4. Internet  (pornografia, jogos) 
  5. Alimentos (doces, chocolates, comer demais) Cafeína (aparentemente inofensivo, mas fique um dia sem e a cabeça parece que vai explodir) 
  6. Nicotina (apesar de tantas campanhas ainda é um vício muito comum) 
  7. Trabalhar demais (só sente prazer e alívio trabalhando, o demais perde o sentido) 
  8. Alcoolismo
Você pode estar pensando… Este meu hábito não é tão prejudicial assim….Ele me dá tanto prazer! Se ficar sem isso acaba a alegria da minha vida… Além do mais… Todo mundo faz… Não é possível que possamos todos estar errados…

Muitas vezes iniciamos um hábito porque “todo mundo faz” e para não sermos diferentes, fazemos também , às vezes até sem querermos, pela pressão do grupo ou simplesmente sem pensar… Vamos atrás da multidão, como esses patinhos, porém eles tem um objetivo, e nós não! Vamos analisar algumas dependências ou vícios.

  1. Trabalhar Demais

O primeiro vício moderno que vamos analisar será “workholic”, que significa trabalhar compulsivamente, além das horas necessárias, sentindo um vazio quando não se está trabalhando, um sentimento de depressão.
Se você responder positivamente a essas perguntas, existe uma ligação obcessiva entre você e o trabalho… E isso não é positivo a longo prazo, pois pode trazer danos à sua saúde, pode afastar bons relacionamentos, pode trazer stress e por fim a depressão, pois trabalhando demais você gasta excessivamente sua energia vital, e tudo isso tem seu preço… Às vezes para manter um padrão de vida, um status, precisamos de dois empregos, e a vida começa a virar numa confusão… Não temos tempo para nada, nem para as coisas essenciais, que são: Deus e a família. Aprenda a viver com menos, evite um segundo emprego, não faça dívidas…
O que adianta ter fama, status e perder a saúde e os relacionamentos?
Pense nisso trabalhar não é errado, na verdade é muito bom, mas se você é viciado em trabalho, tome a sua decisão. Liberte-se!

2. Cafeína - café e refrigerantes
A maioria dos brasileiros tem o vício da cafeína. Muitos médicos aprovam e até recomendam, outros dizem que é prejudicial…
Qual  é a verdade?
  • Estimula- duplica os níveis de adrenalina no sangue, tornando você mais nervosa e irritada e tudo piora quando você não recebe aquela dose que você está acostumada.
  •  Aumenta o nível de açúcar no sangue e a pessoa se sente mal quando baixa, aí você toma o cafezinho de novo e pensa “Isso me faz bem...” Tudo porque o sistema nervoso se acostumou a receber aquela dose, mas se você não der a cafeína, pode até sentir dor de cabeça no primeiro dia, mas depois passa e você vai se libertar do vício. 
  • Tomar 5 a 6 xícaras de café por dia pode causar insônia, nervosismo e ansiedade.Que por sua vez podem ocasionar outras enfermidades.   Fuja da cafeína ou livre-se dela!

3. Nicotina - Tabagismo
Muito se fala mal do cigarro, mas como deixar?

  • Você precisará de apoio e orientação. 
  • Alguns pensam que a melhor maneira de parar de fumar é diminuindo aos poucos, porém foi comprovado que o sofrimento é muito maior diminuindo do que deixando de uma vez. Muitos que começam diminuindo, não chegam a parar nunca.
  • Vale a pena continuar com este vício?
  • Decidir livrar-se dele, é o primeiro passo.
  • Pense em algo que você realmente gostaria de ter, e que possa ter com um pouco de sacrifício. Pois é isso que você vai se dar se vencer o seu vício. Sem gastar com cigarro, dá pra fazer muita coisa com este dinheiro, sem falar da saúde que você vai desfrutar!
Esses fatores do estilo de vida são super importantes para sua vitória.
  1. Evite companhia de pessoas que te induzem a fumar, passe longe de bares, etc...
  2. Comer de maneira mais natural, 
  3. Beber água, ajudam no processo de liberação da nicotina e substâncias prejudiciais através da urina. 
  4. Não beba álcool no processo de desintoxicação do cigarro, pois poderá ter uma recaída, porém se recair e voltar a fumar,
  5. Não desista, RECOMECE!!!

4. Alcoolismo

google images

Como começa?
O alcoolismo é um vício que começa em reuniões sociais, em companhia dos amigos, com muita alegria, risadas, sem nenhuma pretensão de se tornar alcóolatra.
Muitas vezes para preencher o vazio interior, alguma carência afetiva, esquecer os problemas, muitas pessoas recorrem ao álcool no desejo de ter um alívio das suas angústias… Como consequência podemos ter sérios danos à nossa saúde devido aos efeitos no sistema nervoso e fígado.
Além do mais temos o fator social. O álcool pode destruir o amor, as famílias, fazendo vítimas, que a maioria são mulheres e crianças.
Com álcool não se brinca. Livre-se dele.

Faça um teste rápido para saber se você está dependente do álcool.
Se responder positivamente para a maioria dessas perguntas, você precisa de ajuda, pois um vício desses não é tão fácil de largar.
(    ) Já pensou em reduzir o consumo?
(    ) Você se aborrece quando criticam seu hábito de beber?
(    )  Tem sentimento de culpa?
(    )  Algumas vezes você bebe pela manhã para sentir-se melhor?

Mas existe uma promessa: “Tudo posso, nAquele que me fortalece”. Filipenses 4:13
Quantos lares desfeitos, quantas brigas, quantas crianças traumatizadas, quanta violência tudo causado pelo uso do álcool. O álcool não só afeta a família, mas afeta o trabalho, os estudos. O vício pode destruir sua vida!

5. Comer Compulsivo
google images


Com a tecnologia vieram muitas facilidades, porém alguns problemas também. Jovens, adultos perdem muito tempo com no computador, muitas vezes vendo coisas que não acrescentam nada de bom e útil.

O problema se agrava com a facilidade de acesso à pornografia pela internet. Um vício difícil de ser vencido, precisa ser reconhecido como um problema real que interfere na sua felicidade. O respeito e o tempo são elementos preciosos que precisamos oferecer para os nossos familiares.

A internet, videogames e a televisão roubam o diálogo, a leitura, o tempo da família. O tempo gasto assistindo três jornais, repetindo as mesmas notícias, novelas, programas inúteis, deveria ser usado sabiamente para unir a família, não afastá-la!

6. Drogas

Este é considerado pela sociedade como o pior vício, pelas consequências negativas mais evidentes.
  • Com freqüência usa-se drogas para enfrentar os problemas ou buscar a felicidade...
  • Criam problemas sérios de saúde física e mental e social
O que as pessoas não sabem, é que vícios menores, como por exemplo a cafeína, medicamentos excessivos, álcool, podem abrir caminho para o uso de drogas mais pesadas.Os pequenos vícios vão enfraquecendo o domínio próprio.

Na verdade, todos são vícios e as pessoas envolvidas precisam ser ajudadas.
No caso específico das drogas, uma internação numa clínica especializada tem ótimos resultados.
Mas para manter-se sem este vício, a pessoa precisa de um significado mais elevado de sua vida. É necessário experimentar o amor de Deus, e dependendendo sempre dEle, a vitória é garantida. 

FAÇA TESTE E SAIBA SE  ESTÁ DEPENDENTE DE ALGUMA COISA
( ) Não consigo deixar ou controlar meu hábito
( ) Necessito de uma bebida, um cigarro, uma droga, cafezinho, televisão, certos alimentos para poder sobreviver
( ) Cada vez mais minha vida gira ao redor desse hábito
( ) Necessito gradativamente mais para sentir-me bem
( ) Freqüentemente me sinto culpado
( ) Me incomodo com quem diz que preciso parar ou diminuir
( ) Meu hábito tem trazido conflitos na família, no trabalho, internos
( ) Posso ter ou estou tendo problemas de saúde por ele
( ) Meu hábito pode causar sérios problemas sociais, familiares se for descoberto  

Resultado:
0 a 3: Você tem uma dependência leve para moderada.
3 a 5: Dependência moderada para grave. 
5 a 8: Forte dependência

Mas não se assuste, nem desanime: Deus vai estar do seu lado, dando forças para vencer, porém Ele não pode fazer nada sem a sua DECISÃO…A sua vida, o seu corpo, são presentes de Deus.
Ele é o seu Criador, e sabe o que é melhor para você.

A maioria dos dependentes de qualquer vício, não reconhece que o tem. Uns dizem: A hora que eu quiser, eu paro!” Este é um grande engano, pois primeiro você precisa reconhecer seu problema e logo em seguida, procurar uma ajuda, uma solução. Realmente não é fácil parar de fazer algo que aparentemente traz tanto prazer… Dói deixar, mas vale a pena!

  • Apenas ouvir uma palestra possivelmente não vai resolver a sua vida. 
  • Hábitos de anos, levam um pouco mais de tempo e esforço para serem abandonados. 
  • Precisamos despertar para a possibilidade de uma vida muito melhor. 
  • Não há nada vergonhoso em procurar uma ajuda profissional, um grupo de apoio.
  • Você será um vencedor e depois poderá ajudar outras pessoas a vencerem também.
  • Você precisa aprender a viver sem o seu vício…
  • Você precisa substituir hábitos nocivos por hábitos saudáveis.
Então, o que fazer quando fico nervoso, ansioso, depresssivo angustiado? 
  1. Caminhar,
  2. Ler orar,
  3. Relaxar,
  4. Beber água pura, 
  5. Respirar profundamente…
 O seu Criador te conhece e ele vai suprir cada necessidade emocional e física. Apenas decida e confie nEle.
A questão não é só parar de fazer algo, é ir na raiz do problema. Precisa haver uma mudança na Mente, uma Renovação.

As pessoas acham que ser livre é fazer o que quiser, comer o que quiser, assistir o que quiser, mas isso nos escraviza. A dependência é uma prisão. Liberdade é poder escolher a vida, a saúde e o amor.


O que passou, passou…Comece agora uma nova vida … Livre!!
A Bíblia diz: “E conhecereis a verdade,e a verdade vos libertará”.
E Jesus disse:”Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida…”
É dEle que você precisa.