Páginas

domingo, 18 de setembro de 2011

HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

GOOGLE IMAGES

 

Hábitos Alimentares Saudáveis – Dicas

fonte: http://www.guiasaude.org/habitos-alimentares-saudaveis-dicas.html

- Coma na hora certa: as mesmas refeições deverão ser consumidas, diariamente, no mesmo horário. Assim o organismo funcionará melhor
- Coma o suficiente: uma alimentação em quantidade exagerada dificulta a digestão e pode causar sensação de mal – estar. Quem come o suficiente sente – se melhor e mantém o peso normal.
- Não tenha pressa: para que o sabor seja apreciado, o alimento precisa ser mastigado, sem pressa, até ser triturado. Desse modo, o estômago trabalha menos e os nutrientes são mais bem aproveitados Faça de suas refeições um ponto de encontro familiar. Não se alimente assistindo tv.
- Evite preocupação enquanto come: perturbações emocionais durante as refeições diminuem o apetite e dificultam a digestão.
- Beba líquido na medida e na hora certas: todas as reações do corpo ocorrem na presença de água, que também é responsável pela desintoxicação do organismo. Por isso, é importante ingerir de 8 a 10 copos de água por dia. Mas durante a refeição, evite beber líquidos para não prejudicar a digestão.
- Evite frituras e alimentos gordurosos: assim, você evita o aumento do colesterol e o excesso de peso, além se facilitar a digestão. O estomago, o fígado e o coração agradecem.
- Não belisque entre as refeições: alem de comprometer as refeições principais, os petiscos são sempre calóricos.
- Faça uma dieta equilibrada: programe uma dieta com alimentos dos grupos – construtor, regulador e energético- para garantir o consumo de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água.
- Monte o seu prato com alimentos de cores diferentes: quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas, minerais, fibras e água.
- Facilite a digestão: movimentos leves após as refeições, como uma caminhada tranqüila, ajudam a digestão.
- Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma – os cinco vezes por dia: as frutas e as verduras são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Coma, pelo menos, 4 colheres de sopa de vegetais (verduras e legumes) 2 vezes ao dia. Coloque os vegetais no prato no almoço e no jantar. Comece com uma fruta ou fatia de fruta no café da manhã e acrescente mais 1 nos lanches da manhã e tarde.
- Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana: o feijão é um alimento rico em ferro. Na hora das refeições coloque uma concha de feijão no seu prato, o feijão pode ser substituído pela soja, lentilha, grão de bico, ervilhas.
- Evite álcool e refrigerantes: evite o consumo diário a melhor bebida é a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário