Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

CARTILHA DA GESTANTE - SAÚDE DA GESTANTE


GOOGLE IMAGES

AVALIAÇÃO PRÉ-CONCEPCIONAL
Para uma gestação tranqüila e bem sucedida, é recomendável o seu planejamento no momento do desejo de engravidar. A avaliação pré-concepcional, ou seja, a consulta que o casal faz antes de uma gravidez, possibilita a identifi cação de fatoresde risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação.

PRÉ-NATAL
Após o diagnóstico da gravidez, a mulher deve iniciar o Pré-Natal. Trata-se do acompanhamento médico dado à gestante para verifi car e diagnosticar doenças e alterações que possam comprometer a saúde materna e fetal.

DIETA PARA GESTANTES
A gestante deve manter uma alimentação saudável. O ganho de peso ideal da mãe é de 10 a 12 quilos durante toda a gravidez. É recomendável fazer 6 refeições ao dia, devendo comer pouco por vez. Assim, seu estômago trabalhará com calma, propiciando uma boa digestão e diminuindo a chance da gestante ter azia.

GESTAÇÃO
Logo no início da gestação, o organismo da mulher sofre uma verdadeira inundação hormonal de estrógeno e progesterona. Esse fl uxo hormonal afeta, no primeiro trimestre, a área do cérebro que comanda as emoções, tornando a maioria das gestantes mais sensíveis, emotivas e chorosas. A gestação modifi ca todo o metabolismo feminino. O aumentona produção de progesterona causa sono e letargia, comum na fase inicial da gravidez, além de diminuir o desejo sexual. Por outro lado, algumas funções aceleram no organismo, como respiração e batimentos cardíacos. Essas exigências extras causam cansaço, por isso durma o máximo que você puder. Para evitar a prisão de ventre, tome bastante líquido e coma ameixas secas e cereais ricos em fi bras. Jamais use laxantes. Este tipo de medicamento pode ser abortivo. Quanto aos gases, exercícios leves, como caminhadas e hidroginástica, podem ajudar.
Use protetor solar para prevenir as temidas manchas escuras na pele, comuns na gestação. As manchas são provocadas devido a uma maior pigmentação da pele causada pela circulação intensa de melanina.
Use sempre hidratante para reduzir a incidência de flacidez na pele.
Tenha sempre com você frutas e biscoitos integrais, para evitar as tonturas causadas pelo jejum prolongado. Mantenha-se sempre hidratada, ingerindo líquidos em grande quantidade.
Algumas mulheres sofrem com enjôos e vômitos, nos três primeiros meses da gestação. Em geral, o enjôo ocorre com mais freqüência pela manhã. Para evitá-lo, tenha sempre um pacote de bolachas água e sal ao lado da cama e coma algumas antes de se levantar. Também evite cheiros fortes, comidas condimentadas
e nunca fi que de estômago vazio.
Procure praticar exercícios físicos adequados para mulheres grávidas. Caso você seja sedentária, consulte o seu médico.
Nos últimos meses da gestação, pés e pernas costumam inchar muito. Para amenizar o desconforto, faça massagem linfática. Procure também manter os pés durante 15 ou 30 minutos em posição confortável, ligeiramente mais elevados do que o resto do corpo.

PARTO NORMAL
O parto normal traz inúmeros benefícios à parturiente e ao bebê, além de possibilitar a recuperação mais rápida da mulher e maior facilidade no início da amamentação, por estimular, naturalmente, os hormônios responsáveis pela produção do leite materno. Além de contribuir para a diminuição de problemas à saúde
da gestante e do recém-nascido, o parto normal possibilita o contato imediato da mãe com o fi lho e ajuda no amadurecimento final dos pulmões, que ocorre na passagem do bebê pelo canal vaginal e na expulsão natural do líquido dos pulmões.

ALEITAMENTO MATERNO
O leite materno contém todos os nutrientes de que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida. Por isso, não é necessário dar água, suco, chá, sopa e fruta para ele. Para uma amamentação tranqüila, procure sempre amamentar em um ambiente calmo, sem muito barulho ou agitação. Escolha uma posição que seja confortável para você e para seu fi lho. Relaxe. Limpe o seu seio com um chumaço de algodão embebido no
próprio leite materno. Segure o bebê com um dos braços e ofereça o seio para ele. Depois, com uma das mãos, aperte suavemente o bico do seio próximo à boca da criança. Isso irá estimular a sucção. Durante o período de amamentação, elabore um cardápio que inclua vitaminas, proteínas e sais minerais. Coma muitas fibras, frutas, legumes, verduras e proteínas. Leite e líquidos são fundamentais nessa fase. A mãe que está amamentando deve tomar de 1,5 a 2 litros de água, ou líquidos, por dia.

FONTE: http://santacasasaudebh.com.br/userfiles/file/cartilhas/CARTILHA_SAUDE_GESTANTE.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário