Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

IDOSOS - FRAGILIDADE DA PELE DOS IDOSOS

CUIDADOS COM A PELE DE IDOSOS

Fonte:  http://paulafisiodermato.blogspot.com.br/2009/07/cuidados-com-pele-de-idosos.html

Atualmente as pessoas de todas as idades estão se preocupando com a aparência e bem-estar e a pele dos idosos merecem cuidados especiais.

Com o passar dos anos a pele perde a elasticidade, os músculos enfraquecem e ficam frouxos, o coxim adiposo diminui e a pele perde o apoio levando ao aparecimento das rugas.

A pele de uma pessoa idosa tem como caracterísica uma fragilidade principalmente nas mãos, braços e pés que são regiões que se machucam mais facilmente. Os vasos também ficam mais frágeis e com algum trauma podem "arrebentar" formando manchas na pele. É muito importante o uso de hidratantes com função cicatrizante, em sua fórmula pode conter pantenol, uréia, alantoína, silicones que criam barreiras protetoras e regeneram os ferimentos.

As alterações cutâneas nos idosos podem ser evidenciadas em todas as camadas da pele: epiderme; derme e hipoderme. Mas elas dependem de fatores individuais, interferindo os ambientes externo e interno, aos quais a pele foi exposta durante a vida e também de fatores genéticos.

EPIDERME

Camada córnea reduzida, embora possa haver áreas de espessamento hiperceratótico. Ocorre uma descamação por diminuição da secreção sebácea, isso faz com que a pele do idoso fique mais ressecada.

Há variações no tamanho e na forma das células da camada basal que apresentam distribuição desordenada.

DERME

Redução da espessura da derme e perda das fibras elástica e colágeno. Como consequência dessas alterações ocorrem as rugas.

HIPODERME

Ocorre uma diminuição da hipoderme, com isso a pele fica mais desprotegida sem o acolchoamento adiposo favorecendo também o enrugamento da pele.

O QUE FAZER?
A reposição hormonal pode ser muito importante na qualidade da pele da mulher, os estrogênios não deixarão que a pele fique tão ressecada e escamosa, a produção de colágeno aumentará após a reposição, e melhora o conteúdo de água na derme.
A alimentação rica em água e vitaminas, assim como o repouso são muito importantes.
A fisioterapia dermato-funcional oferece vários tratamentos e cuidados com a pele como a limpeza e hidratação adequadas e procedimentos de rejuvenescimento.

 MAIS ALGUNS CUIDADOS

fonte: http://www.daudt.net/site/dicas-saude-cuidados-pele-idoso.html 

O envelhecimento é um processo natural e inevitável para todos.
Durante esse processo, a pele sofre algumas alterações tornando-se fina, menos hidratada e com elasticidade reduzida. Por esses motivos, a pele do idoso torna-se sensível, necessitando de cuidados especiais. 

Um dos fatores que contribuem para essas alterações é a radiação solar, que atua na pele causando desde queimaduras até o foto envelhecimento e aparecimento dos cânceres de pele. 

Assim é aconselhável que o idoso restrinja sua exposição ao sol e quando o fizer, esteja utilizando filtro solar para minimizar esses efeitos nocivos.

Outro cuidado importante é a manutenção da hidratação da pele. Especialistas desaconselham banhos quentes e uso de sabonetes que retiram a gordura natural da pele, contribuindo ainda mais para sua desidratação.

O uso diário de loções hidratantes é recomendado para a manutenção de uma pele saudável. Uma loção hidratante a base de ácidos graxos essenciais e vitaminas A e E,  como o Saniskin, proporciona uma hidratação ampla,  e restaura o equilíbrio hidrolipídico da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário