Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SINTOMAS DA GRAVIDEZ - MUDANÇAS NO CORPO

google images

Além da amenorreia (ausência do ciclo menstrual), as mulheres podem sofrer uma série de alterações no seu corpo que dizem respeito à gravidez. A magnitude destes sintomas depende de cada mulher, já que cada corpo é um mundo e age de maneiras diferentes. Desta forma, os sintomas característicos podem ser mais notórios na primeira gravidez. No entanto, se notar uns quantos deles, provavelmente deve estar grávida. Mais à frente mostramos-lhes os sintomas mais frequentes.

Amenorreia
Este é o sintoma mais conhecido e mais fácil de se notar. No entanto, há que ter cuidado com ela, já que a ausência de sangramento menstrual não tem porque significar necessariamente uma gravidez. Outras causas possíveis são o aumento ou perda de peso, problemas hormonais, tensão, stress, suspensão das pílulas ou injecções anticonceptivas.

Cansaço e sono
Este sintoma está relacionado com a presença de hormonas da gravidez como a progesterona e a gonadotrofina coriónica. Para além disso, o seu corpo está a “fabricar uma nova vida” e por esta razão o gasto energético é muito maior. Usualmente a fadiga apresenta-se durante o primeiro trimestre. Este estado de cansaço faz com que a grávida passe mais tempo a dormir e a descansar, algo muito bom para o andamento da gravidez.
Pequeno sangramento vaginal
O sangramento de cor rosada ou acastanhado, sem dor, pode corresponder à implantação do óvulo no útero seis dias depois de ter sido fertilizado. Se o sangramento aparece conjuntamente com dores ou em maior quantidade, consulte o seu médico.

Náuseas e vómitos
Este sintoma típico da gravidez e que se pode ver em alguns filmes, também está relacionado com o aumento das hormonas progesterona e gonadotrofina coriónica, ao rápido inchaço dos músculos uterinos, a um excesso de ácido no estômago e a uma maior sensibilidade do olfacto. O mal-estar matinal começa, geralmente, nas duas a oito semanas depois da concepção.

Maior percepção de odores
O aumento das hormonas da gravidez também lhe pode dar uma maior percepção olfactiva.

Recusa de certos alimentos
Aparece como consequência das alterações sensoriais e pela produção da hormona gonadotrofina corionica. É a explicação científica dos conhecidos “enjoos”. Pode-lhe apetecer certos alimentos, como pode recusar outros.

Diminuição da tensão arterial
O relaxamento da parede dos vasos sanguíneos, pela presença das hormonas próprias da gravidez, determina a sua dilatação e em consequência a diminuição da pressão arterial.

Tonturas e desmaios
Podem surgir tonturas e/ou desmaios como consequência da citada diminuição da tensão arterial pelas hormonas da gravidez.

Aumento da frequência miccional
À medida que a gravidez avança, o tamanho do útero aumenta e a bexiga, que está em contacto íntimo com ele, congestiona determinando uma necessidade de urinar frequentemente.

Aumento da temperatura corporal
A progesterona, hormona segregada em grandes quantidades pelo corpo lúteo do ovário, determina um aumento do grau da temperatura habitual do corpo. Se registar a sua temperatura basal poderá notar que a temperatura permanece igual ao dia em que subiu como consequência da ovulação.

Aumento do tamanho do abdómen
Numa gravidez de menos de 12 semanas, não é devido à presença do útero, mas sim a uma detenção intestinal por ar retido.

Dores pélvicas
Devem-se à congestão e crescimento do útero. A sensação é similar à proximidade da menstruação ou às dores que se experimentam durante a mesma.

Prisão de ventre e flatulência
A progesterona determina que os processos no trânsito intestinal se produzam de uma maneira mais lenta, o que também produz flatulência.

Manchas na pele
Às vezes a presença de hormonas da gravidez pode provocar manchas escuras na pele, geralmente, na cara e nas mãos. Estas desaparecem depois do parto.

Linha escura do umbigo à púbis
Com a gravidez, as hormonas estimulam a melanina da pele e produzem-se mais pigmentos. Dessa forma, no centro do abdómen começa a aparecer uma linha escura que vai desde o umbigo à púbis. A linha vai escurecendo e pode chegar a ser quase preta. No entanto, outras causas possíveis para esta linha aparecer são devido a um desequilíbrio hormonal ou a linha não ter desaparecido depois de uma gravidez anterior.

Alterações nas mamas
Osseios são a parte do corpo que mais variações experimentam durante a gravidez:
  • Inchaço, sensibilidade ao tato ou desconforto. Para muitas mulheres um dos primeiros sinais da gravidez é o desconforto nas mamas. Esse mal-estar é ocasionado pela maior quantidade de hormonios femininos no corpo.
  • Aumento do tamanho. Ao início da gravidez acumula-se gordura no seio. As glândulas mamárias aumentam de volume. É possível que às seis semanas as mamas tenham crescido notavelmente. O peito continuará a aumentar de tamanho e de peso durante os três primeiros meses de gravidez
  • Picadas e estrias. Á medida quer as mamas crescem a pele estica, é possível que sinta umas picadas ou que surjam estrias.
  • Veias maiores. Devido ao aumento do sangue no peito, é possível que apareçam veias azuladas debaixo da pele.
  • Mamilos. Os mamilos escurecem e podem notar-se mais.
  • Aréolas. As aréolas (círculos de pele que rodeiam os mamilos) tornam-se mais escuras e crescem. As pequenas glândulas da superfície das aréolas elevam-se e tornam-se irregulares. Essas irregularidades produzem uma substância oleosa que evita que os mamilos fiquem secos.
  • Secreção. Para as semanas 12 a 14 da gravidez. Algumas mulheres têm secreções dos peitos. Essa secreção é o colostro, o liquido que nutre o bebé nos primeiros dias depois do parto e antes de as mamas começarem a produzir leite. O colostro pode sair por si só, ao massajar o peito ou durante a excitação sexual. Ao princípio da gravidez o colostro pode ser espesso e amarelado. Ao aproximar-se o momento do parto, torna-se mais pálido e quase incolor.
Testes de gravidez
Se quer assegurar-se de que está grávida, o melhor é que faça algum dos testes de diagnóstico de gravidez, os chamados testes caseiros que medem a presença da hormona gonadotrofina coriónica (hCG) humana na urina. A hCG é uma hormona fetal não presente na mulher se não estiver grávida, a sua determinação confirma a existência da gravidez. Com um ou dois dias de atraso menstrual pode reconhecer-se uma concentração média de hCG na urina ou no sangue materno para se confirmar ou não a gravidez. De todas as maneiras, há que ter em conta que se o resultado do teste for positivo, não há dúvidas de que está grávida. Mas se for negativo, não significa necessariamente que não está grávida, pois a quantidade de hormonios produzidos pelo corpo pode ser inferior ao nível necessário para que se produza a reação.

fonte: http://www.todopapas.com.pt/gravidez/

Nenhum comentário:

Postar um comentário