Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

OTIMISMO E SAÚDE - UM NOVO ESTILO DE VIDA EM 7 ENCONTROS

OTIMISMO E SAÚDE - UM NOVO ESTILO DE VIDA EM 7 ENCONTROS
Cristiane Krusche Becker de Andrade
Mestrado Saúde Materno-Infantil
GOOGLE IMAGES
Muitas doenças podem ser evitadas se ocuparmos nossa mente com coisas boas. O verdadeiro otimismo é baseado na , na confiança de que Deus está no controle de nossas vidas. Podemos passar por situações que aparentemente não são boas, mas se confiarmos em Deus, passaremos por essas situações e ainda assim poderemos ser felizes.
As pessoas otimistas tendem a olhar o lado brilhante da vida.
As pessoas pessimistas veem em sua frente problemas, dificuldades, e isso realmente acaba acontecendo. Sem a perspectiva da , podemos nos deixar levar por pensamentos negativos, e a vida pode tornar-se amarga, triste para nós e para os que convivem conosco.


Veja que interessante este pensamento:
"Se você pensa que pode, você pode".
Isso significa que os acontecimentos na sua vida não são obra do acaso.

Deus está no comando e você pode confiar que conseguirá isso ou não. E o resultado dependerá disto. Se você já espera e se prepara para um resultado negativo, possivelmente acontecerá.

Você conhece pessoas que dão risada do seu próprio fracasso?  Que conseguem sorrir em meio a uma desgraça? Estes são os verdadeiros Otimistas, que enxergam uma luz em meio a escuridão.

TERAPIA DO RISO

O nosso corpo tem respostas fisiológicas saudáveis, quando estamos sorrindo.
  • Exercita os pulmões, 
  • Melhora a circulação do sangue, 
  • Oxigena melhor todas as células do corpo.
ENDORFINAS - HORMÔNIOS DA ALEGRIA 
 
Quando sorrimos de verdade, o nosso corpo produz endorfinas, que são narcóticos naturais. Isso quer dizer que quando você está feliz, sorrindo, você sente menos dor.

As endorfinas são os hormônios da alegria.Tem efeito positivo no corpo todo e na mente. 

O que as endorfinas fazem no nosso corpo?
  • Melhoram a memória;
  • Melhoram o bom humor;
  • Acalmam e relaxam a mente;
  • Aumentam a disposição física e mental;
  • Melhoram o nosso sistema imunológico;
  • É antienvelhecimento;
  • Aliviam as dores, mais efetivamente que a morfina.
“Há – e sempre haverá – COISAS BOAS e RUINS acontecendo .
Por que muitas vezes decidimos só olhar para um dos lados?”
 Adriano Silva



Um jornalista famoso em Nova Iorque, chamado Norman Cousin, sofreu uma enfermidade e escreveu o livro: “A Anatomia da Enfermidade”. Ele relata de  como sofreu de uma enfermidade do colágeno
Os sintomas são terríveis. Na fase aguda da doença ele não conseguia nem mover-se na cama.
ler slides.
Numa clínica em Nova York, ele recebeu o diagnóstico: Espondilite anquilosante e colagenose.
 Uma doença crônico-degenerativa e muito difícil de se tratar. As estatísticas desta doença é que quase sempre ela é fatal, apenas 1 em caso em cada 500 casos se recupera.
Os médicos prescreveram vários medicamentos, e ele tomou na dose máxima. Isso trouxe sérias consequências. Os efeitos colaterais apareceram em sua pele.Chegou um momento em que ele, não vendo resultados positivos, e continuando com dor,  discutiu isto com seu doutor: “estou realmente cansado de todos estes medicamentos de seus efeitos colaterais".
 
O doutor decidiu chamar a Allen Funt, o produtor do programa popular de televisão Câmara Escondida, que lhe enviou alguns filmes clássicos muito divertidos, junto com um vídeo projetor.  A enfermeira foi instruída a usá-lo.

 
Surpreendentemente Norman descubriu que quando ria, sua dor era aliviada. Notou que cada dez minutos de risada, tenha efeitos analgésicos, dando-lhe pelo menos duas horas de sono livre de dor. Quando o efeito analgésico terminava, ligava o vídeo  e assistia outro, e isso o ajudava a dormir livre de dor. Algumas vezes a enfermeira lia livros humorísticos. Cousin desfrutava destas histórias. O único lado negativo deste programa era que Norman ria muito forte e atrapalhava os outros pacientes. Por isso, foi tansferido do hospital para um quarto de hotel Continuou este tratamento de rir muito no hotel e foi melhorando gradativamente.

Voltou a trabalhar como jornalista. E então escreveu um livro contando sua história e ajudando muitas pessoas na recuperação das doenças, através da Terapia do Riso.Coisas que ele nem imaginava, voltou a fazer.

Atitude positiva e a saúde
Um interesante estudo foi feito pelo doutor David MacClelland, que mostrou a um grupo de estudantes uma fotografia de um casal ao lado de um rio. 

Neste estudo, os estudantes deveriam escrever uma história sobre este casal, ao lado de um lago.E você, o que pensa que esse casal está fazendo na beira deste lago? Fale, invente uma pequena história. Compartilhe neste momento as histórias…
A história de cada estudante foi analisada pelo Dr. David. Foi retirada uma amostra de sangue desses estudantes.

Atitude Positiva
O resultado desta pesquisa, foi que os estudantes que tinham uma atitude positiva da vida, descreveram o casal positivamente.
A amostra de sangue, demonstrou maiores níveis de anticorpos do que os que eram pessimistas.

Atitude Negativa
Já neste mesmo estudo, os estudantes que tinham uma atitude egativa da vida, descreveram aquele casal, próximo ao rio de maneira também negativa. “O casal está brigando… Acho que estão terminando…”
E o sangue desses estudantes mais pessimistas, tinha menos anticorpos, que são células de defesa contra enfermidades. E realmente tinham ficado mais doentes no ano anterior, do que o grupo mais otimista.
Lembre-se sempre deste provérbio…

O coração alegre é bom remédio, Mas o espírito abatido seca os ossos. Provérbios 17:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário