Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

PREVINA O CÂNCER - 10 PRINCIPAIS PASSOS


O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) elaborou algumas dicas, simples de serem incorporadas no dia-a-dia, que podem auxiliar a prevenir o câncer. A doença é a segunda maior causa de morte entre a população.

Confira abaixo os 10 principais passos para prevenir o câncer.

1.     Não fume. Mesmo uma pequena quantidade de tabaco pode fazer um grande estrago.
2.     Não abuse  de bebidas alcoólicas, principalmente se estiver violando a regra número um.
3.     Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha. O contato com alguns vírus transmitidos por via sexual, como o papiloma vírus humano e o HIV podem desencadear no surgimento de alguns tipos de câncer.
4.     O sexo seguro é caminho, ainda, para evitar os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado.
5.     Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas.
6.     Na mesma linha da dieta saudável, vale reforçar a importância de evitar o consumo de alimentos com muito sódio (sal) e conservantes, como é o caso dos enlatados, embutidos e fast foods em geral.
7.     Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h. Na praia ou na piscina, lance mão, também, de barreiras físicas, como chapéu, camiseta e guarda-sol.
8.     Pratique atividades físicas todos os dias. Recomendação de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos.
9.     Mantenha-se atento à sua saúde. Procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo.
10.  Faça um check-up anual e realize todos os exames de diagnóstico precoce (screening) indicados pelo seu médico. Esta também é uma atitude fundamental.

Fonte: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

 Nosso comentário: Não use bebidas alcoólicas, nem moderadamente, além de câncer de fígado, o alcoól traz consigo grandes transtornos à saúde, família e sociedade.
Quanto ao sexo seguro, o ideal na formação da família por Deus, é o sexo dentro do casamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário