Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pinda: Campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa no dia 18

google images
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza no sábado (18) a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, conhecida também como poliomelite. 

A gotinha estará disponível em todos os PSF (Postos de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde) para crianças de 1 a 6 anos de idade.

Este ano além da vacina contra a pólio, as crianças também receberão a vacina contra o sarampo. Segundo ordem do Ministério da Saúde, todas as crianças têm que tomar a dose, indepedentemente se já tomaram ou não a vacina em alguém período da vida. Em Pindamonhangaba, a expectativa é que 22.000 crianças sejam imunizadas. Não há previsão para prorrogação das duas vacinas.

A poliomielite se caracteriza por paralisar, principalmente os membros inferiores. A pólio pode deixar seqüelas graves e, em alguns casos, levar à morte. A doença é transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. O vírus é carregado pelas fezes e pelas gotículas expelidas durante a fala, a tosse e o espirro da pessoa contaminada. A doença está erradicada no Brasil e o último caso foi registrado em 1989 - mas a vacinação é necessária porque a pólio ainda existe em outros países, e há risco de retorno da doença para o Brasil.

O sarampo é uma doença contagiosa e transmitida por secreções das vias respiratórias, através da fala, espirro ou tosse. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Os sintomas são febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.


* fonte: http://www.valenews.com.br/geral/11982-pinda-campanha-de-vacinacao-contra-a-paralisia-infantil-comeca-no-dia-18.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário