Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CONTROLE DE PESO - UM NOVO ESTILO DE VIDA - 7 ENCONTROS


03 – CONTROLE DE PESO – 7 ENCONTROS
UM NOVO ESTILO DE VIDA
POR Cristiane Krusche Becker de Andrade
Mestrado Saúde Materno-Infantil
GOOGLE IMAGES



Milhões de pessoas estão acima do peso recomendado.
É um sério problema de Saúde Pública mundial.
O problema é que o sobrepeso está associado com uma série de doenças modernas como diabetes, doenças do coração, pressão alta, câncer de mama e muitas outras.

DOENÇAS ASSOCIADAS À OBESIDADE:

·         Diabetes
·         Hipertensão
·         Colesterol alterado
·         Doenças do coração
·         Doenças respiratórias
·         Cálculos biliares
·         Câncer (vesícula, mama, endométrio)

DOIS TIPOS DE OBESIDADE:

1.       Exógena, influenciada por fatores externos de origem comportamental, dietética e/ou ambiental, os quais representam 95% dos casos ou mais;
2.        Endógena, relacionadas a componentes genéticos, neuropsicológicos, endócrinos e metabólicos,os quais representam 5% dos casos.
 
Você não precisa chegar ao peso ideal para sentir os benefícios físicos, emagrecendo um pouco você já vai ter uma grande melhora em sua saúde, e é claro que, quanto mais próximo ao peso ideal, menores riscos você terá.

Finalmente os pesquisadores concluíram que os principais fatores contribuintes para o surgimento da obesidade são:

  1. Inatividade física     
  2.  Mudança nos padrões alimentares ( alimentos refinados, industrializados, gordurosos, comer a qualquer hora...)

Genes X Estilo de Vida
 Se você ainda não está convencido que seu estilo de vida, o que você come e quanto você faz de atividade física,  tem influência  muito maior do que seus genes, considere isto:

1.       Chineses que vivem nos Estados Unidos têm um índice muito maior de doenças crônicas do que os chineses que vivem na China.
2.       Os chineses que vivem na China,  tem uma dieta  vegetariana com cerca de 90%  das proteínas usadas são de origem vegetal. Além do mais eles fazem atividades vigorosas como andar de bicicleta e caminhar. Os chineses que foram para os Estados Unidos em sua maioria adotaram o estilo de vida americano: Sedentarismo, e uma dieta calórica com muita proteína de origem animal. 
 
COMO EMAGRECER?

Não procure uma dieta mágica para emagrecer, você precisa de uma mudança no seu estilo de vida. Dietas tem prazo pra terminar e tudo volta como antes, inclusive o peso. Aprenda a comer, fazer exercício físico, e tenha sempre boas perspectivas na vida.
ISSO É PARA O RESTO DA VIDA.

Atividade Física regular ajudará você a queimar o excesso de calorias e gorduras, manter o peso ideal por toda a vida e  proporcionar saúde e bem estar.

Benefícios da Atividade Física no Controle de Peso:

  • Queima o excesso de calorias (Armazenamos gorduras através da alimentação e precisamos eliminar)
  • Diminui as gorduras no sangue ( Diminui o colesterol, triglicérides...)
  • Aumenta o metabolismo (Tudo funciona melhor)
  • Ativa a tireóide ( Existem casos em que a obesidade se deve a uma diminuição da função da tireóide, o exercício estimulará o seu funcionamento). 
  • Veja outros benefícios:Melhora o nível de colesterol
  • Diminui o risco de Diabetes     
  •  Aumenta a auto-estima  
  • Dá energia e disposição 
  • Fortalece os músculos, ossos e ligamentos (tudo que não se usa, enferruja...) 
  • Melhora o humor (está ansiosa, nervosa? Vai caminhar...e não comer...) 
  • Combate a depressão (Aumenta os níveis de serotonina e endorfinas)

Atividade física inclui: ter uma vida mais ativa em geral, como por exemplo:

·         ir á pé ao trabalho
·         usar as escadas ao invés do elevador,
·         Jardinagem,
·         serviços domésticos...

SIGA AS REGRA:
  1. Desjejum Reforçado : As pesquisas mostram que as pessoas que não tomam o  desjejum são mais propensas ao sobrepeso.
  2. Almoço Modera  
  3. Jantar bem Leve
  4.  Cuidado com a quantidade, não coma mais do que gasta.
  5.   Não “pule” refeições: Isso leva a comer em excesso mais tarde
  6.   Mastigue bem os alimentos
  7. Tenha momentos de lazer para relaxar ou divertir-se:
  8. Aprenda a substituir alimentos calóricos por alimentos com menos calorias.

IMC – ÍNDICE DE MASSA CORPORAL
ATRAVÉS DESTE CÁLCULO VOCÊ PODERÁ SABER PELA TABELA, LOGO ABAIXO,  QUAIS SÃO SEUS NÍVEIS DE PESO.


IMC PARA CRIANÇAS

SOBREPESO
OBESIDADE
IDADE
MENINOS
MENINAS
MENINOS
MENINAS
4 ANOS
17,6
17,3
19,3
19,1
5 ANOS
17,4
17,1
19,3
19,2
6 ANOS
17,6
17,3
19,8
19,7
7 ANOS
17,9
17,8
20,6
20,5
8 ANOS
18,4
18,3
21,6
21,6
9 ANOS
19,1
19,1
22,8
22,8
10 ANOS
19,8
19,9
24
24,1
11 ANOS
20,6
20,7
25,1
25,4
12 ANOS
21,2
21,7
26
26,7




Você pode estar pensando: Tudo isto é muito difícil para mim…
Tenho medo de fracassar…
Saiba que é difícil mesmo, é uma batalha que está começando.
Vai ser muito difícil e até impossível, sozinho..
Mas existe uma promessa do nosso Criador:
 Eu te ajudo. Eu estarei com você… Você pode tudo, comigo.
Busque a presença dEle a cada dia.
Repita:
TUDO POSSO, NAQUELE QUE ME FORTALECE!!

LEMBRE-SE PARA MUDAR SEUS HÁBITOS VOCÊ PRECISA DE 2 COISAS:
1.       DECISÃO
2.       FORÇA DIVINA



AGORA RESPONDA AO TESTE 03- CONTROLE DE PESO 
Se você responder afirmativamente para mais de 50% das questões abaixo,atenção, 
pois fatores emocionais podem estar fortemente associados.


03 – CONTROLE DE PESO – 7 Encontros

Nome:___________________________________________________

Seja extremamente honesto em suas respostas!
“Você não pode mudar aquilo que você não reconhece”
                     
                     RAZÕES PORQUE EU COMO

(   ) Eu gosto de comer com meus amigos mesmo sem fome
(   ) Como para não ofender o cozinheiro
(   ) Eu como quando estou deprimido
(   ) Eu fico mascando quando estou entediado
(   ) Eu como quando estou solitário
(   ) Eu como quando estou ansioso
(   ) Quando eu como, perco o controle
(   ) Gosto de alimentar outras pessoas
(   ) Eu desejo comer mais quando sofro perdas
(   ) Eu como quando baixam as energias
(   ) Eu tenho ”desejo” de alguns alimentos
(   ) Eu gosto de ter algo na minha boca
(   ) Eu como com fome ou sem fome
(   ) Eu gosto de celebrar com comida
(   ) Eu penso em comida o tempo todo
(   ) Eu tenho a tendência de me empanturrar
(   ) Eu como para ser educado
(   ) Fico embaraçado pelo tanto que eu como
(   ) Eu como para aliviar o stress
(   ) Mesmo com o estômago embrulhado, eu exagero
(   ) Eu estou descontente com meu peso, mas continuo comendo demais
(   ) Eu como porque eu sinto raiva
(   ) Limpo bem o prato sem deixar nenhum resíduo
(   ) Eu preciso de altos níveis de açúcar no corpo
(   ) Comer é a maior alegria da minha vida
“Tudo posso naquele que me fortalece”. Bíblia


Nenhum comentário:

Postar um comentário