Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

MUDANÇA DE HÁBITOS - 7 ENCONTROS - UM NOVO ESTILO DE VIDA

Este programa foi elaborado por: Cristiane Krusche Becker de Andrade
Mestrado Saúde Materno-Infantil
Este programa pode mudar sua vida, tornado você mais leve e muito mais saudável estaremos postando um tema por semana, o próximo será:
MOVIMENTO É VIDA


01 - MUDANÇA DE HÁBITOS

O nosso corpo obedece a nossa mente. Se pensamos coisas boas, poderemos praticar coisas boas, porém se só temos pensamentos ruins, mais cedo ou mais tarde, teremos um mau comportamento. Para mudarmos algum hábito em nossa vida, precisamos pensar a respeito disto, entender o que é melhor, decidir e executar. Existem passos importantes que vamos explicar para você hoje. Mas não esqueça...Não tem como mudar apenas um hábito, precisamos mudar a maneira de pensar.

O que é um Hábito? Será que ter hábitos é bom ou não?    
No dicionário podemos encontrar a definição da palavra hábito: Uso; Costume; Disposição duradoura adquirida pela frequente repetição de um ato; Maneira usual de ser.

Hábito em palavras simples são coisas que fazemos sempre no nosso dia-a-dia.
A palavra Hábito é usada tanto para coisas boas, como para ruins.
Com relação à saúde, você pode ter hábitos saudáveis, ou seja, que ajudam a promover a saúde,ou também pode ter hábitos prejudiciais, que facilitam a aquisição de doenças.

BONS HÁBITOS:
  • ·         Beber 8 copos de água por dia (fora do horário das refeições)
  • ·         Dormir 8 horas cada noite ( De preferência ir dormir antes das 10 da noite)
  • ·         Comer frutas (alimentos de origem vegetal tem mais vitaminas e substâncias protetoras contra as doenças)
  • ·         Exercitar-se ( Movimento é vida). Existem muitos outros...

Lembre-se:Hábito em palavras simples são coisas que fazemos sempre no nosso dia-a-dia.

MAUS HÁBITOS:
  • ·         Usar bebidas alcoólicas (pode viciar, prejudicar o fígado, o sistema nervoso, pode trazer problemas familiares...)
  • ·         Dormir menos que 6 horas cada noite ( O corpo necessita descanso para reparação, para produzir certos hormônios...)
  • ·         Comer muita gordura (Excesso de gordura traz obesidade, colesterol elevado, conseqüentemente arteriosclerose, problemas cardíacos...)
  • ·         Fumar (Câncer no pulmão, enfisema...)

Os hábitos que adquirimos e desenvolvemos podem nos trazer longevidade ou morte prematura.

COMO FORMAMOS OS HÁBITOS

  • ·         Hábitos não são herdados geneticamente. Algo muito forte, que muitas vezes determinam os nossos hábitos é o fato de imitarmos a conduta de nossos pais ou quem nos cuida quando pequenos.Gostamos de nossos pais e gostamos de imitá-los.
  • ·         Medo de alguma coisa, Solidão, Raiva dos pais ou outra coisa, Traumas do passado, Stress constante, Ansiedade pelo futuro, Punição de algo errado que tenhamos feito e não nos perdoamos...
  • ·         Pela influência de outras pessoas.

Os hábitos estabelecidos são quase totalmente automáticos. É como se a repetição escavasse um caminho mais aprofundado no cérebro. Os cientistas descobriram que qualquer ação repetida muitas vezes, origina mudanças físicas nas vias nervosas, facilitando a repetição do mesmo ato.
  • Com a repetição dos atos= formam-se os Hábitos Com a repetição dos Hábitos= Forma-se o Caráter
Uma análise da raiz das principais causas de morte, demonstra que estão diretamente impactados pelo estilo de vida (McGinnisJM,FoegeWH,1993).

"Hoje em dia as principais causas de morte ocorrem por chamadas doenças crônico-degenerativas. Doenças como diabetes, pressão alta, obesidade, arteriosclerose, e até mesmo o câncer. São as chamadas doenças do Estilo de Vida, pois se instalam principalmente pela repetição de hábitos alimentares prejudiciais, sedentarismo e fatores emocionais".

Dr. Rob Gilbert é professor e autor de vários livros na área de educação.Ele disse: 
“ Primeiro, nós formamos os hábitos; então, eles nos formam. Vença seus hábitos prejudiciais ou eles  vencerão você, trazendo desconfortos e doenças.”

O Dr. Fraser é médico, pesquisador e o diretor do Centro de pesquisas em saúde na Universidade de Loma  Linda na Califórnia.
Ele afirma que se modificarmos hábitos teremos mais saúde, mais qualidade de vida, menos doenças e ainda poderemos viver mais.
Se você mudar seus hábitos por volta dos 30 anos, você terá os máximos benefícios, porém, não fique preocupada...A qualquer idade você terá muitas vantagens.

OS HÁBITOS SAUDÁVEIS QUE ELE DESCOBRIU:
  • ·         Uma dieta considerada saudável
  • ·         Controle de peso
  • ·         Prática de exercícios – 30 a 60 minutos por dia
  • ·         Abstenção de substâncias prejudiciais como: drogas, tabaco, álcool, etc...
  • ·         Dormir 8 horas por noite
  • ·         Beber 8 copos de água
Muitas vezes ficamos adiando nossa mudança.... “Semana que vem eu começo”, “Quando eu mudar de casa, aí eu vou fazer o que preciso”,  “No ano que vem vou largar este meu vício”...Adiar só pode piorar as coisas, pois é mais fácil acabar com um mau hábito hoje, do que amanhã. 

Não é porque você sempre fez, que necessariamente precisa continuar fazendo. Nosso cérebro pode formar novos caminhos, Desaprender hábitos nocivos e aprender novos hábitos mais corretos. 

Precisamos de dois Fatores fundamentais:
  •   Decisão
  •   Força Divina
RESPONDA AO TESTE ABAIXO E SE COMPROMETA A MUDAR!!!

01 -  TESTE - MUDANÇA DE HÁBITOS – 7 Encontros

1º Passo: Estabeleça sua conduta ou meta :
2º Passo: O que levou a agir assim?
3º Passo: Quais poderão ser as conseqüências desta conduta negativa?
4º Passo: Quais serão os benefícios de uma nova conduta?
5º Passo: Programe sua nova conduta:
Como?
Quando?
Onde?
Com quem?
6º Passo: Meu presente_______________________________

7º Passo: Declaração de Compromisso
Eu, _______________________________________________, no dia_____________ de___________de 201__, decidi desenvolver um novo hábito__________________________________________  sabendo que isso me dará mais saúde e bem-estar.
“Tudo posso naquele que me fortalece”. Bíblia






Nenhum comentário:

Postar um comentário