Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

MOVIMENTO É VIDA - 7 ENCONTROS - UM NOVO ESTILO DE VIDA



Este programa foi elaborado por: Cristiane Krusche Becker de Andrade
Mestrado Saúde Materno-Infantil
Este programa pode mudar sua vida, tornado você mais leve e muito mais saudável estaremos postando um tema por semana, o próximo será:
CONTROLE DE PESO
GOOGLE IMAGES


Um dos estudos pioneiros sobre o Estilo de Vida, foi desenvolvido na California, no Condado de Alameda, nos Estados Unidos. Dois médicos, Dr Breslow e Dr Belloc, acompanharam num estudo de coorte, 6928 pessoas que eram saudáveis e responderam os questionários sobre seus hábitos diários. Neste período eles associaram os hábitos com as doenças desenvolvidas e a mortalidade geral. Eles chegaram a conclusão de que 7 hábitos proporcionaram a preservação da saúde e a longevidade. São eles:
  1.   Sono adequado
  2. Não comer entre refeições
  3. Desjejum diário 
  4. Manter o peso recomendado
  5. Atividade física moderada e regular 
  6. Evitar bebida alcoólica
  7. Não fumar
Dentre estes fatores de saúde, a atividade física foi considerado o mais importante em questão de saúde e longevidade.
  • Intensidade: quando você inicia uma atividade física, escolha atividades moderada, ou leves. Conforme for se acostumando à uma a uma atividade física regular, seu nível de aptidão física melhora e então vá aumentando seu tempo de atividade (30 – 60 minutos cada sessão)  só então inclua atividades mais vigorosas em días alternados.
  • Alongamentos: Para um programa equilibrado de acondicionamiento físico, é preciso também exrcícios de alongamento 3 vezes por semana.
CAMINHADA - 30 minutos de caminhada por dia, cinco dias na semana:
  • Diminui o risco de ataque do coração em 50%. 
  • Cada vez que fazemos exercício, nossos níveis sanguíneos de colesterol saudável aumenta temporariamente. O HDL funciona como um caminhão de lixo, que ajuda a eliminar o mau colesterol das paredes das artérias- Arteriosclerose. Este processo deve estar associado a uma boa alimentação. 
  • O Exercício ajuda a diminuir a pressão arterial em pacientes hipertensos 
  • Exercício regular e moderado aumenta a atividade dessas  células em 50% a mais que uma pessoa que leva a vida sedentária. As NK são capazes de destruir vírus, bactérias e células cancerígenas. 
  • Melhora a circulação e oxigenação dos tecidos 
  • Existe uma clara relação entre o nível de atividada física e o nível de atividade mental em pessoas idosas.  
  • Ao caminhar, procure respirar profundamente, usando a musculatura abdominal.
Por meio do uso ativo e regular do corpo, pode-se descobrir um sensação e bem-estar, uma grande vitalidade, uma atitude mais calma e relaxada frente as pressões de cada dia.  

ATIVIDADE FAZ POR VOCÊ:
  • Os primeiros passos para melhorar a digestão são: combinação de alimentos, tomar 8 copos de água por dia, entre as refeições, fazer uma caminhada bem leve após as refeições. 
  • O exercício vigoroso associado a uma dieta rica em fibras é um excelente remédio para o intestino preso.Estudos Epidemiológicos demonstram uma diminuição da incidência de câncer de cólon em pessoas que fazem exercício regularmente. 
  • Investigações da Escola de Medicina em St. Louis, demonstraram que uma pode aumentar sua massa óssea em 32 ou 3% ao ano com exercícios de força. 
  • O exercício aumenta a habilidade das membranas musculares de transportar a glicose para as células musculares. Este tipo de transporte depende da insulina, por isso se requer uma dose menor de inulina. Está comprovado que o Exercício ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina. 
  • O Exercício ajuda a melhorar a comunicação em pacientes com Alzheimer. Em um estudo que examinava a habilidade para comunicar-se em 2 grupos de pacientes com Alzheimer, mais de 40% do grupo que estava no programa de caminhada de 10 meses de duração, experimentou muma melhora na sua habilidade para comunicar-se. O outro grupo que participou apenas de aulas de conversação, não experimentou grande avanço. 
  • Um corpo bem modelado é o desejo de toda a mulher, só de começar a praticar exercício já começamos ver diferença. Combate a flacidez, celulite e auxilia a drenagem linfática. Isso também se reflete na melhora do postura e amor-próprio. 
  • A atividade física proporciona mais clareza mental, você consegue planejar melhor seu dia, e ao final dele, você vai perceber que o dia rendeu, porque a atividade física dá mais disposição e alegria.

O que significa estar em boa forma? 
 De acordo com American Collage of Sports Medicine, estar em forma é a habilidade de realizar atividade física de uma maneira moderada ou vigorosa, sem chegar ao cansaço excessivo.

A atividade física esporádica não é sinônimo de exercício. O Exercício é uma atividade planejada, repetitiva, com o propósito de manter a forma física. 

As endorfinas são os narcóticos naturais, que aliviam a dor e trazem uma sensação de bem-estar. A serotonina é um substância que está diminuída em pessoas depressivas. Para depressão a atividade mais benéfica é ao ar livre, pois a luz solar saudável também contribui para aumentar a serotonina e as endorfinas. Centro de estudos Médicos mostram como o exercício diminui drasticamente a Depressão. Depois de uma sessão de 60 minutos de atividade aeróbica, ocorreu uma redução do desânimo e da tensão.

O Dr Kenneth Cooper que tempos atrás  promovia a corrida, hoje em dia ele considera a caminhada rápida mais recomendada por ter o menor risco de lesões articulares, musculares. A caminhada rápida podeser feita em qualquer lugar, a qualquer hora. É divertida, grátis e pode ser feita com os amigos. Não precisa de equipamento especial. Um tênis e uma roupa confortável é tudo o que você precisa.


Responda o teste
02 – MOVIMENTO É VIDA – 7 Encontros

Nome: ____________________________________________

Quatro Fatores de saúde para você:
1º_______________________________________________________

2º_______________________________________________________

3º_______________________________________________________

4º_______________________________________________________

Vou começar a fazer atividade física:

Quando?___________________

Onde?__________________

Com quem?__________________


O principal benefício que gostaria de alcançar com o exercício

é_______________________________________________________






“Tudo posso naquele que me fortalece”. Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário