Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

PIZZA DE BERINGELA

GOOGLE IMAGES

INGREDIENTES
1 berinjela pequena
4 colheres de (sopa) de molho de tomate pronto
½ xícara de (chá) de azeitonas pretas
1 colher de (sopa) de orégano
¼ xícara de (chá) de azeite
1 massa básica para pizza
1 dente de alho picado
½ pimentão amarelo
½ pimentão vermelho
1 cebola média
Sal a gosto
MODO DE PREPARO
Corte a berinjela, a cebola e os pimentões em cubos. Coloque em uma assadeira e tempere com sal e metade do azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180ºC) por 20 minutos. Retire do forno, misture o orégano, o alho, as azeitonas e o restante do azeite. Reserve. Espalhe o molho de tomate sobre a massa pré-assada, distribua o recheio de berinjela e leve ao forno alto (250ºC), pré-aquecido, por aproximadamente 10 minutos. Sirva em seguida.
* FONTE: http://www.livrodereceitas.com/vegetarianas/vege2218.htm



quarta-feira, 30 de março de 2011

DENGUE - FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS

 AUMENTARAM OS CASOS DE DENGUE EM PINDAMONHANGABA -
FIQUE ALERTA!!!

GOOGLE IMAGES
DENGUE
 
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.
Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença.  
Observação importante: Depois de muitos anos sem registro de nenhum caso de contaminação, o sorotipo 4 voltou a circular em alguns estados do Brasil. Especialmente as crianças e os jovens não desenvolveram imunidade contra ele. Por isso, e para evitar a dispersão desse vírus, o Ministério da Saúde determinou que todos os casos suspeitos de dengue 4 sejam considerados de comunicação compulsória às autoridades sanitárias no prazo de 24 horas. O ministério adverte, ainda, que a ausência de imunidade contra esse sorotipo, associada à ocorrência de epidemias anteriores pelos três outros sorotipos virais, aumenta a possibilidade de surgirem casos graves da doença.
 
Sintomas
A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas  costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado.
GOOGLE IMAGES


a) Dengue clássica
Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas. 
Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não.
b) Dengue hemorrágica
As manifestações iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas da forma clássica. Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros. Em casos mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias.
c) Síndrome do choque associado à dengue
O potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes complicações: alterações neurológicas (delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia), sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, derrame pleural.  As manifestações neurológicas, geralmente, surgem no final do período febril ou na convalescença.

Diagnóstico
O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).
A prova do laço está indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.

Vacina
Uma vacina contra os quatro tipos da dengue, desenvolvida a partir de uma cepa do vírus vivo, geneticamente modificado, está sendo testada em humanos. Até o momento os voluntários não apresentaram reações adversas.

Tratamento
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas.
Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar antitérmicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue. 
Recomendações
* Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;
* A pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica;
* A identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias;
* Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.
*FONTE: drauziovarella.com.br

segunda-feira, 28 de março de 2011

FRUTAS QUE EMAGRECEM

SUA DIETA IMAGEM

Que as frutas são essenciais para quem quer emagrecer, você já está cansado de saber. Contudo, escolher as frutas certas pode fazer toda a diferença. Descubra quais são as frutas que emagrecem e encha a sua fruteira com estas delícias!
Maracujá
Contém pectina, uma substância que, quando ingerida, mistura com a água do estômago e forma um gel viscoso. Este gel é capaz de prolongar a sensação de saciedade e, ainda, impedir parte da absorção dos açucares e das gorduras pelo organismo!
Melancia
A melancia é uma fruta rica em água e, por isso, causa uma sensação de satisfação mais intensa no nosso organismo. Além disso, é uma fruta que quase não tem calorias e possui um sabor irresistível.
Laranja
Ela é barata e muito eficiente no auxilio ao funcionamento do nosso organismo. Por conter grande quantidade de fibras, a laranja faz bem à pele e atua diretamente na luta contra aquela barriguinha indesejada!
Limão
É uma ótima fonte de ácido cítrico, substância que aumenta o pH do sangue e outros líquidos corporais, acelerando, assim, o nosso metabolismo. A vantagem desta fruta é a sua versatilidade, já que pode ser usada em sucos, pratos doces e salgados.
Mamão
É uma das melhores opções na luta contra o intestino preguiçoso. O mamão contém poucas calorias e é, também, um ótimo antioxidante, prevenindo o envelhecimento e acelerando o nosso metabolismo.
Melão
É rico em água e, apesar de muitas pessoas não saberem, é a melhor fruta quando se trata do funcionamento do intestino. Sem contar que é responsável pelo aumento da sensação de saciedade.
* FONTE: SUA DIETA

SUCOS - SUCO PARA CONTROLE DA HIPERTENSÃO

imagem sua dieta

Ingredientes
1 dente de alho
1 pires de couve crua
½ laranja
½ copo de água gelada
½ copo de suco de limão
Adoçante a gosto

Modo de preparo
Pique o alho, a couve e a laranja. Coloque os ingredientes no liquidificador e adicione a água e o suco de limão. Bata bem. Sirva em seguida.
http://suadieta.uol.com.br/Receitas.mvc/Ver/885

SUCOS - SUCO CALMANTE

Imagem Sua Dieta

Ingredientes
5 morangos
¼ de pera
½ banana
1 colher de sobremesa de semente de linhaça
½ copo de chá de folha de maracujá


Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome durante a ceia.
* fonte: http://suadieta.uol.com.br/Receitas.mvc/Ver/834

SUCOS - ABACAXI COM GENGIBRE E HORTELÃ


IMAGEM SUA DIETA

Ingredientes
3 fatias de abacaxi
1 colher de chá de gengibre ralado
4 folhas de hortelã
Adoçante de sua preferência
200 ml de água gelada
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, passe no coador e saboreie durante as refeições!
*  FONTE: http://suadieta.uol.com.br/

CONJUNTIVITE

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras.

google images


Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Ela pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois. 

Causas
 A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.
A conjuntivite pode ser causada também por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

Sintomas
* Olhos vermelhos e lacrimejantes;
* Pálpebras inchadas;
* Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
* Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
*Secreção mucosa (conjuntivite viral);  
* Coceira.

Tratamento
O tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos.  Já, o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contraindicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.
Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde. 

Recomendações
* Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;
* Lave com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos patogênicos;
* Não coce os olhos;
* Prefira usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos, ou lave todos os dias as toalhas de tecido;
* Troque as fronhas dos travesseiros diariamente, enquanto perdurar a crise;
* Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;
* Não se automedique.  

* fonte: drauziovarella.com.br

domingo, 20 de março de 2011

DENGUE -TOME UMA ATITUDE - VÍDEOS


Amigos, achei oportuno colocar informações sobre a Dengue, já que foi logalizado um foco bem próximo da nossa igreja. Colocamos um vídeo feito por alunos de São Carlos-SP, que dá uma boa orientação geral, no outro vídeo, um professor da UFRJ, ensina como fazer uma armadilha muito simples, mas segundo ele bem eficiente. Colocamos também receitas de repelentes caseiros feitos com Limão e Citronela. Nosso objetivo é trazer informações simples e práticas.

 Vídeo dos alunos de biologia de S.Carlos-SP
Professor da UFRJ ensina a fazer armadilha


REPELENTE NATURAL PARA MOSQUITOS INCLUSIVE DA DENGUE 



Meio limão espetado com cravos da índia ajuda a afastar pernilongos e até o Aedes Aegypt. Faça como na foto. Enterre alguns cravos em meio limão. Faça isso com 3 ou 4 limões e espalhe pela casa.
Mais uma arma para afastar os mosquitos e se prevenir contra a dengue, malária e outras doenças transmitidas por mosquitos!
Em um dia de infestação, incremente a receita com pó-de-cravo, assim você ficará livre dos mosquitos por uma semana inteira! Faça o teste e deixe o inseticida de lado!

* FONTE: http://sejagreen.wordpress.com/2010/07/01/repelente-natural-para-mosquitos/



 Receitas de Repelente Caseiro de Cintronela

DICA: JÁ USEI E DEU CERTO - FAÇA UM CHÁ BEM FORTE DE CITRONELA, DEPOIS DE LIMPAR O CHÃO, PASSE UM PANO ÚMIDO COM ESTE CHÁ. ALGUMAS PESSOAS TAMBÉM PASSAM NAS PAREDES COM UM SPRAY, NÃO PARA MATAR O MOSQUITO, MAS PARA AFASTÁ-LOS. 
 
 

REPELENTE DE CITRONELA
T i n t u r a
200g da planta seca e triturada
1 litro de álcool comum (para uso externo) a 70%
1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro
1 frasco escuro para acondicionar
1 funil
1 papel filtro
pano branco e limpo para coar e etiquetar

Modo de fazer: Pesar 200g da planta seca e triturada. Colocar num frasco de boca larga. Despejar 1 litro de álcool a 70% sobre a erva. Tampar o frasco e cobrir com papel escuro, se o vidro for claro. Deixar em maceração por no mínimo 8 e no máximo 21 dias, em local seco e protegido da luz. Agitar 2 vezes diariamente. Coar com o pano branco e completar o volume para 1 litro, passando mais álcool a 70% sobre o resíduo da planta. Filtrar em papel filtro e guardar em frasco escuro. Rotular.
Validade: 2 anos

LOÇÃO REPELENTE
Ingredientes para 1 litro de loção (100%):
150ml de glicerina líquida (15%)
150 ml de tintura de Citronela (15%)
350 ml de álcool de cereais (35%)
350 ml de água mineral, destilada ou filtrada (35%)
Modo de fazer
Misturar todos os ingredientes em partes iguais e embalar em recipiente de cor âmbar.
Passar na pele quando estiver em locais com moscas e mosquitos.

Sobre a Citronela


A citronela é uma planta parecida com capim, originária da Ilha de Java, na Indonésia, que possui características interessantes, mas ainda pouco aproveitadas pelo homem.
O vegetal é rico em citronelal e o geraniol, substâncias que dão a ela um odor cítrico semelhante ao do eucalipto. Devido a isso, pode-se usá-la como aromatizador e em produtos de perfumaria.
Mas não pára por aí, a citronela possui outra qualidade: o mesmo cheiro que agrada tanto aos humanos é insuportável aos insetos, como moscas e mosquitos, característica que faz dela um repelente natural, além de ecológico, pois espanta os animais ao invés de matá-los.
Segundo a aromaterapia, a citronela também funciona como antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante.
Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.
Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.
O método industrial de extração do óleo essencial da citronela é conhecido como “arrasto de vapor”. As folhas são colocadas em um recipiente e passam a receber vapor d’água constantemente. A água é aquecida em uma caldeira. Ao passar pelas folhas da citronela, o vapor leva junto o óleo essencial, separado da água, em seguida, por condensação.
Já a extração caseira do óleo essencial da citronela não é muito simples. Segundo informações da Seção de Plantas Aromáticas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), pode-se colocar as folhas com um pouco de água num panela de pressão: o vapor que sair de lá também vai conter óleo essencial.
O problema é recolher este vapor, para daí extrair o óleo.
Uma outra dica é que o óleo essencial da citronela é também solúvel em álcool. Assim, se misturarmos as folhas ao álcool, naturalmente o óleo essencial vai ser liberado. Aqui o problema é o seguinte: outras substâncias presentes na folha, como clorofila e pigmentos, também são solúveis em álcool e, neste caso, não teríamos o óleo puro como se obtém por meio do vapor d’água.

quinta-feira, 17 de março de 2011

GELATINA DE LARANJA - DIET

GOOGLE IMAGES

Ingredientes
4 laranjas-pera médias
Recheio
1 caixa de gelatina dietética sabor morango
1 pote de iogurte natural desnatado
½ xícara de chá de morangos picados

Modo de preparo
Corte uma tampa de cada laranja, esprema o suco e reserve. Com o auxílio de uma colher, retire o bagaço e reserve as cascas.
Recheio
Hidrate a gelatina em ¼ de xícara de chá de água fervente e dissolva bem. Misture o iogurte, o suco das laranjas e o morango. Arrume as laranjas em um prato e preencha as cavidades com o recheio. Deixe na geladeira por, no mínimo, 2 horas para firmar bem. Corte cada laranja em quatro partes e sirva.
* FONTE: http://suadieta.uol.com.br/

A IMPORTÂNCIA DO DESJEJUM


GOOGLE IMAGES

O desjejum deve ser a refeição mais importante do dia, por duas razões fundamentais:
  •  Repor as reservas gastas durante a noite. Embora o nosso corpo descanse durante o sono, há muitos órgãos e processos que não param e que necessitam de energia: o coração, a respiração, a manutenção da temperatura corporal, são alguns deles. O organismo obtém a energia para esses processos a partir das reservas de glicogênio que há no fígado, que se vai transformando em glicose durante a noite. Por isso, de manhã, as nossas reservas energéticas encontram-se diminuídas e necessitam de ser substituídas. 
  • Prover energia suficiente para trabalhar durante a manhã. Assim evitar-se-á a sensação de desmaio ou fraqueza, tão freqüente no meio da manhã, que muitas pessoas tentam, equivocadamente, superar com uma xícara de café. Essa sensação de debilidade deve-se à descida da concentração de glicose no sangue. Normalmente temos de 0,8 a 1 grama de glicose por litro de sangue (80 a 100mg por 100ml), e quando este nível desce, produz-se abatimento e diminuição da capacidade de concentração. Recorde que o cérebro necessita de um aporte contínuo de glicose para o seu funcionamento correto, bem como de oxigênio.
Se você quer ter boa saúde o caminho é ter uma alimentação bem planejada começando com bom e farto desjejum constituído de frutas, pão integral, leite, sucos naturais, queijo branco, mel, etc.
* FONTE : MINUTOS DE SAÚDE - APV

BACALHOADA VEGETARIANA

image vergê gourmet

Ingredientes:

6 Batatas médias
200 ml de leite de coco
1/2 xícara de molho de tomate caseiro ou orgânico
2 cebolas em rodelas finas
¼ de xícara de azeite de oliva
1 folha de louro quebrada
500 g de palmito pupunha fresco
2 ovos cozidos em rodelas
½ pimentão verde em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas

Azeitonas pretas
1 folha de alga nori picada

Coentro ou salsinha à gosto
Sal à gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas com casca. Quando estiverem cozidas, descasque e corte em rodelas.
Corte o palmito em julienne e refogue em um pouco de azeite e sal.

Coloque em forma refratária camadas de batatas, palmito, cebola, pimentão, azeitonas, alga e ovo cozido.
Misture o leite de côco com o molho de tomate e coloque sobre as camadas.
Regue com azeite de oliva.
Leve ao forno aquecido por cerca de 10 minutos.
Salpique salsa ou coentro e sirva.

* fonte :receita e imagem http://michelevege.blogspot.com/2010/12/bacalhoada-vegetariana-mais-uma.html

segunda-feira, 14 de março de 2011

CREME DE GOIABA

IMAGEM SUA DIETA

Ingredientes
6 goiabas vermelhas
1 xícara de chá de água
½ xícara de chá de adoçante dietético me pó, próprio para forno e fogão
2 xícaras de chá de leite desnatado
3 colheres de sopa de amido de milho
1 envelope de gelatina em pó e sem sabor


Modo de preparo: Corte as goiabas ao meio e retire as sementes. Coloque-as no liquidificador e adicione a água e o adoçante. Despeje o conteúdo em uma panela, leve ao fogo e mexa por 10 minutos. Retire e bata no liquidificador com o leite e o amido. Volte ao fogo até ferver. Misture a gelatina dissolvida na água e retire do fogo. Coloque em taças e leve à geladeira.

http://suadieta.uol.com.br/Content/Img/receitasmaterias_cremegoiaba.jpg

FEIJOADA VEGETARIANA

IMAGEM RECEITAS DA HORA

Ingredientes: 2 xc. de feijão preto,2 dentes de alhos amassados,½ cebola (picada),2 xc. de cenoura (picada grande),1 xc. de chuchu (picado grande),2 xc. de beringela desidratada* (picada grande),1 xc. de ervilha fresca,½ pimentão vermelho (picado grande) ,2 xc. de carne de soja em pedaços grandes, 1 xc. de cebolinha verde (picada),3 cs. de salsinha, 4 folhas de louro ,3 cs. de sopa de azeite de oliva ,sal marinho a gosto.
.
Modo de fazer: Lave bem o feijão esfregando-o entre as mãos em água corrente. Deixe-o de molho à noite ou no mínimo 2 horas. Depois jogue fora essa água, pois nela ficam substâncias que provocam gases no processo digestivo do feijão. Ponha para cozinhar em 1,5 litro de água em panela de pressão por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem meio macios (pois será cozido ainda mais tempo em panela aberta), reserve. Em outra panela frite o alho no azeite até dourar e em seguida coloque a cebola e deixe refogar até amolecer, na seqüência acrescente a cenoura e o chuchu e continue refogando até ficarem um pouco macios, nesse ponto junte a berinjela, a ervilha e o pimentão, ponha um pouco de sal e continue refogando por mais 4 minutos. Agora junte este refogado ao feijão e coloque a carne de soja (preparada), a cebolinha, a salsinha, o louro e acerte o ponto do sal. Cozinhe (sem pressão) mais 20 minutos ou até o feijão ficar macio e o caldo engrossar.

CHURRASCO VEGETARIANO

imagem blog batuque na cozinha
Ingredientes

3 xícaras dePVT
5 colheres (sopa) de shoyu
2 dentes de alho amassados
1 berinjela cortada em cubos
Orégano
3 tomates cortados em oito partes
2 cebolas cortadas em oito partes
1 pimentão cortado em pedaços
Azeite de oliva, molho de pimenta e sal a gosto

Preparo

Para hidratar a proteína, vamos usar um método rápido. Misture-a, em um refratário, com 3 xícaras de água, o shoyo, o alho e sal e leve ao microondas por 7 minutos. Escorra e reserve.

Enquanto a PTV está no microondas, prepare a berinjela: misture-a com sal e orégano e reserve.

Em um espetinho de madeira, coloque um ou dois cubos de PVT, berinjela, PVT, cebola, PVT, tomate, PVT, pimentão e termine com a PVT. Repita o processo até acabarem os ingredientes. Regue os espetinhos com molho de pimenta e azeite. Leve ao forno médio pré-aquecido por uns 15 minutos.

Dica

Se não tiver espetos de madeira em casa, não se preocupe; faça versões micro com palitos de dente. Minha sugestão, nesse caso, é que seja usado apenas um ingrediente de cada vez com a PVT. Faça um de tomate com PVT, outro de cebola com PVT, etc.

Fonte:  receita e imagem blog Batuque na Cozinha

RECEITA DE IOGURTE DIFERENTE

ASSISTA AO PROGRAMA VIDA E SAÚDE -  QUARTAS 15H - TERÇAS 7H -TV NOVO TEMPO CANAL 15
 
Ingredientes:
2 maças;
2 xícaras de chá de iogurte;
½ xícara de chá de mel;
1 colher de sopa de gengibre ralado ou picadinho;
1 colher de café de folhinhas de alecrim picado
Canela em pó a gosto;

Modo de preparo:
Rale as maças com casca, misture todos os demais ingredientes e sirva fresquinho.
Experimente usar maças de diferentes tipos como verde, red, gala, que dará um sabor especial a sua receita.


fonte: http://novotempo.com/vidaesaude/2011/02/

domingo, 13 de março de 2011

VÍDEO - POR QUE SER VEGETARIANO?

Este vídeo apresenta razões para que as pessoas sejam vegetarianas.  Os adventista não obrigam seus membros a serem vegetarianos, mas orienta seus membros e amigos a terem um estilo de vida saudável, incluindo a alimentação vegetariana, através de informação equilibrada e clara.


6 COISAS PRA VOCÊ SABER ANTES DE SE MEDICAR

GOOGLE IMAGES

Este artigo foi extraido do folder educativo da ANVISA para alunos da rede pública

 1.       MEDICAMENTO OU REMÉDIO

     Todo medicamento é remédio, mas nem todo remédio é medicamento.

  •  REMÉDIO – é qualquer cuidado que pode aliviar a dor ou ajudar a combate uma doença. Por exemplo: massagem, chá caseiro, fisioterapia, caminhada, etc.
  • MEDICAMENTO- é uma forma farmacêutica (cápsula, comprimido, xarope, creme, pomada, drágea, entre outros) produzida em laboratório e utilizada para prevenir ou curar doenças, ajudar nas funções do nosso organismo, aliviar sintomas de mal estar ou ajudar a detectar doenças.
  

2.       AS TARJAS DAS EMBALAGENS – SUAS CORES E SIGNIFICADOS
GOOGLE IMAGES
  • MEDICAMENTOS COM TARJA PRETA: só podem ser comprados com a entrega da receita médica para o balconista ou farmacêutico. A compra desses medicamentos é controlada pelo governo e, por isto, a receita fica retida e o comprador deve fornecer seus dados (nome, endereço e número da carteira de identidade). Alguns medicamentos de tarja vermelha também seguem essa regra, que é indicada na embalagem pela frase “venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção da receita”.
  • MEDICAMENTOS COM TARJA VERMELHA – só podem ser comprados com a apresentação da receita médica.
  • MEDICAMENTOS SEM TARJA: esses medicamentos podem ser vendidos sem receita médica, mas só compre com indicação do seu médico ou orientação do farmacêutico.
OBS.: A tarja amarela juntamente com uma grande letra G na embalagem significam que se trata de um medicamento genérico.


   
3.       EMBALAGENS – DICAS PARA IDENTIFICAR FALSIFICAÇÕES


Nas caixas de medicamentos, geralmente nas laterais, existe uma área especial que deve ser raspada com um objeto metálico – como nos jogos da raspadinha – para verificar se o medicamento é autêntico. Sob a área raspada da embalagem deve aparecer o nome do laboratório fabricante e a palavra “qualidade”.
A CAIXA DO MEDICAMENTO E SUA EMBALAGEM DEVEM ESTAR LACRADAS.
NÃO COMPRE O MEDICAMENTO SE O LACRE DE SEGURANÇA ESTIVER VIOLADO.
EM CASO DE SUSPEITA DE FALSIFICAÇÃO, DENUNCIE PARA O
DISQUE SAÚDE: 0800 61 1997

  
4.       INTOXICAÇÕES
Os medicamentos são responsáveis por mais de 30% das intoxicações humana no Brasil


Dentre todos os países da América, a população brasileira é uma das que apresenta maior tendência para comprar medicamentos sem consultar o médico. Os principais consumidores são adultos e jovens adultos.
NÃO SE ARRISQUE – Procure sempre a orientação de um profissional de saúde.
Em caso de suspeita de intoxicação, ligue para o DISQUE INTOXICAÇÃO: 0800 722 6001.


  
5.       ALIMENTOS X MEDICAMENTOS – Um alimento pode ser anunciado como
responsável pela cura de doenças
google images

Todos sabem que uma alimentação balanceada é indispensável para o alcance de uma boa saúde, mas não se pode atribuir a um único alimento propriedade de cura e tratamento e doenças. Embora existam alimentos  vendidos em formas tipicamente farmacêuticas (cápsulas, comprimidos, xaropes, entre outros), eles não devem ser confundidos com medicamentos.

  
6.       PROPAGANDA – As propagandas de medicamentos têm regras e informações obrigatórias e não podem ser tratadas da mesma maneira que as de outros produtos.
GOOGLE IMAGES

Os medicamentos são bens de saúde e não bens de consumo comum (roupas, cd, revistas, entre outros). Devem ser tratados como instrumentos de promoção, recuperação e manutenção do bem-estar, portanto, não podem ser anunciados como produtos de livre mercado.

A propaganda de medicamentos deve veicular informações exatas e fidedignas, indicações, composição, efeitos terapêuticos e tóxicos, além de não difundir informações incompletas sobre o produto.

A publicidade só é permitida para os medicamentos de venda sem prescrição médica (sem tarja na embalagem). É proibido fazer propaganda de medicamentos com tarja vermelha ou preta. Estes produtos só podem ser anunciados para profissionais de saúde que podem receitá-los (prescritores).
 



  •           Nome comercial do medicamento;
  •       Nome do princípio ativo;
  •       Número de registro na ANVISA;
  •       Contra-indicação  principal;
  •          Advertência: “A PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”
  • * Fonte: ANVISA - www.anvisa.gov.br
    Imagens - Google images