Não é só o bom alimento que se deve levar em conta para obtermos uma boa saúde, mas também o que se faz com ele. O alimento pode ser destruído ou arruinado pela maneira de ser preparado, combinado ou ingerido.
PREPARADO – saladas abundantes regadas com óleo, vinagre e sal, prejudicam o trato digestivo; verduras e algumas hortaliças chegam a perder a maior parte de seus valores nutritivos através do cozimento. Todos os cereais refinados são pobres além de acarretar sérios problemas digestivos e transtornos físicos.
COMBINADO – proteínas com amido e doces ou frutas e verduras na mesma refeição são péssimas combinações. Chegam a perder quase a totalidade de seus valores nutritivos e destruir grande parte de suas vitaminas.
INGERIDO – se o alimento não recebe a devida atenção ao ser ingerido é grandemente desperdiçado e prejudicado. Ele deve ser cuidadosamente mastigado até que seja totalmente triturado. O estômago não tem dentes. Mas, além disso, os alimentos precisam sofrer a ação da saliva, sem a qual, não serão devidamente aproveitados e vão contribuir para a destruição de parte das proteínas. Precisamos mastigar de 30 a 40 vezes cada bocado, e isto exige educação, treino e perseverança.
Precisamos mais do que bons alimentos para ter saúde. Comer com moderação, sem ira, cansaço ou tristeza; mas se sentar à mesa com gratidão no coração, com calma, amabilidade com todos que dela participam vão contribuir para uma vida saudável e feliz.
*fonte: Minutos de Saúde - APV
Nenhum comentário:
Postar um comentário