Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DO DESJEJUM


GOOGLE IMAGES

O desjejum deve ser a refeição mais importante do dia, por duas razões fundamentais:
  •  Repor as reservas gastas durante a noite. Embora o nosso corpo descanse durante o sono, há muitos órgãos e processos que não param e que necessitam de energia: o coração, a respiração, a manutenção da temperatura corporal, são alguns deles. O organismo obtém a energia para esses processos a partir das reservas de glicogênio que há no fígado, que se vai transformando em glicose durante a noite. Por isso, de manhã, as nossas reservas energéticas encontram-se diminuídas e necessitam de ser substituídas. 
  • Prover energia suficiente para trabalhar durante a manhã. Assim evitar-se-á a sensação de desmaio ou fraqueza, tão freqüente no meio da manhã, que muitas pessoas tentam, equivocadamente, superar com uma xícara de café. Essa sensação de debilidade deve-se à descida da concentração de glicose no sangue. Normalmente temos de 0,8 a 1 grama de glicose por litro de sangue (80 a 100mg por 100ml), e quando este nível desce, produz-se abatimento e diminuição da capacidade de concentração. Recorde que o cérebro necessita de um aporte contínuo de glicose para o seu funcionamento correto, bem como de oxigênio.
Se você quer ter boa saúde o caminho é ter uma alimentação bem planejada começando com bom e farto desjejum constituído de frutas, pão integral, leite, sucos naturais, queijo branco, mel, etc.
* FONTE : MINUTOS DE SAÚDE - APV

Nenhum comentário:

Postar um comentário