Google Images |
“É possível comer sem moderação, mesmo os alimentos saudáveis. Não se deve pensar que, pelo fato de haver alguém deixado o uso de artigos prejudiciais do regime alimentar, deva comer tanto quanto lhe aprouver. O alimentar-se em excesso, não importa qual a qualidade do alimento, atrapalha a máquina viva e a estorva assim em seu trabalho”.
“Muitos erram em beber água fria às refeições. O alimento não deve ser misturado com água. Tomada às refeições, a água reduz o fluxo de saliva; e quanto mais fria a água, maior o dano causado ao estômago. Limonada ou água geladas, tomadas às refeições, retardarão a digestão até que o organismo tenha provido suficiente calor ao estômago, habilitando-o a retomar o seu trabalho. Mastigue devagar permitindo que a saliva se misture com o alimento. Quanto mais líquido se coloca no estômago às refeições mais difícil se torna a digestão do alimento; pois o líquido precisa primeiro ser absorvido”.Conselhos Sobre Saúde, pág. 119-120.
Algumas dicas para não esquecer:
· Faça refeições balanceadas, com alimentos de todos os grupos alimentares — proteínas, fibras e carboidratos.
· Sirva-se de porções pequenas. Mastigue bem os alimentos.
· Dê preferência aos alimentos crus. Se tiver que cozinhá-los, deixe-os no fogo o mínimo possível.
· Coma alimentos integrais; e não se esqueça dos legumes, verduras e frutas.
· Procure não comer nada com alto índice glicêmico depois das 19 horas. A partir desse horário, o funcionamento de todo o organismo tende a ficar mais lento - a digestão inclusive - e isto atrapalha o sono.
Cuidar da saúde é o nosso dever diante do Criador do Universo.
* fonte: minutos de saúde - APV
DICAS DE SAÚDE BEM PRÁTICAS
ResponderExcluir